Meninos e meninas do Citel – Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer criaram verdadeiras obras de arte.

São quadros feitos de diversos materiais como tecidos, gliter, lantejoulas, isopor, colagem de papel, que estão expostas no hall da entidade.

Os quadros são releituras de obras consagradas do artista plástico Romero Brito, mas criadas a partir de historias reais contadas por pessoas da comunidade são-miguelense. Por isso a exposição recebe o nome de ‘Lições de Vida’.

“Cada educadora convidou um cidadão comum para contar sua história de vida para as crianças, inclusive as dificuldades que enfrentou. Estas histórias foram comparadas e assimiladas à vida do artista plástico, que também teve uma infância difícil e hoje é referência para o mundo, que resultaram em releituras de suas produções”, explica Flávia Dartora, coordenadora do Citel.

A atividade foi desenvolvida na oficina de Valorização Humana, que trabalha a apreciação dos valores do cidadão. Os materiais de artesanato foram colocados à disposição das crianças que, usando a criatividade, expressaram ‘Lições de Vida’ que aprenderam durante as conversas. Cada criança também fez uma réplica do seu quadro, com o mesmo material, para levar pra casa.

Os valores humanos e a história dos personagens são-miguelenses podem ser percebidos nos quadros expostos. “Todas as histórias contadas aqui são exemplo para as nossas crianças. Essa oficina serve para que elas (crianças) vejam que a história de cada uma é importante e que apesar das dificuldades e situações complicadas do cotidiano, elas podem vencer na vida e alcançar seus objetivos; basta persistir”, diz a coordenadora.

Toda a população é convidada a visitar a galeria, que ficará exposta até o fim do mês, e aproveitar para conhecer o trabalho desenvolvido no Citel. A exposição ‘Lições de Vida também será exposta no hall de entrada da Prefeitura de São Miguel.

Atendimento – O CITEL oferece atendimento no contra turno social a mais de 220 crianças, com idade entre seis e 12 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social. O trabalho desenvolvido com os alunos inclui oficinas e atividades como artesanato, teatro, contação de histórias, educação física, noções de cidadania, entre outras. O espaço também conta com sala de informática, biblioteca, brinquedoteca, piscina, consultório odontológico, marcenaria, horta e padaria próprias.

O quadro de profissionais do CITEL possui educadores sociais e equipe multidisciplinar. “O nosso trabalho é de amparo às famílias, buscando a melhoria do convívio das crianças em sociedade e em seus lares, auxiliando as mães que precisam trabalhar e não tem onde deixar seus filhos”, informa a coordenadora.

O Centro Integrado de Trabalho, Educação e Lazer é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e também conta com o apoio do Conselho Tutelar.

O artista – Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil. É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária da marca de vodca sueca Absolut, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e redesenhou personagens de Walt Disney.

Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR