Pensando em conscientizar as crianças sobre a importância e o cuidado do meio ambiente, o Centro Integrado de Trabalho Educação e Lazer – Citel de São Miguel do Iguaçu e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram no dia de hoje (03) o plantio de mudas de árvores, no bosque do Bairro Floresta.

As 200 crianças que fazem parte do contraturno do Citel plantaram aproximadamente 40 árvorezinhas. Enquanto uma criança plantava, outras afixavam e molhavam as muas, fazendo com que todos pudessem participar da ação. A atividade foi proposta pelo Serviço Social do Citel.

A Assistente Social Carmen Trisch Monte conta que essa é uma ação contínua. “Estamos trabalhando mesmo é com a conscientização dos alunos. Eles vão levar para casa esse aprendizado de cuidar do meio ambiente, dizer não ao desmatamento. O plantio de árvores nunca é de mais”, salienta Carmen.

De acordo com a educadora Franciely Mafioletti, a atividade estava prevista para acontecer no Dia da Árvore, 21 de setembro. “Devido à chuva nos últimos dias, não tínhamos como plantar as árvores e hoje estamos aqui, realizando essa conscientização para nossos alunos e mostrando a importância de plantar uma árvore com tanto desmatamento”, disse a educadora.

Rian Queiroz foi um dos alunos que plantou as mudas. “Esse é um dia bem diferente para nós, estamos aprendendo o cuidado que devemos ter com a natureza. Quando eu estiver grande, quero vim aqui novamente e ver essa árvore grande também”.

Todas as mudas plantadas no bosque foram cultivadas no Horto Municipal. “A Secretaria (de Meio Ambiente) está colaborando com esse plantio das árvores, doando todas as mudas. Elas estão também disponível gratuitamente para a população. Quem quiser plantar árvores no sítio, ou na própria cidade, pode solicitar a requisição na nossa secretaria. Lembrando que todas as mudas são nativas da região”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Luiz Maturana.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR