Desde 2014 a Defesa Civil de São Miguel do Iguaçu não registra mais alagamentos no município. Tudo porque, o Prefeito Claudio Dutra, realizou os trabalhos de limpeza e o desassoreamento do leito dos rios Pinto e Leão, que cortam a cidade, para aumentar a vazão.

A dragagem dos rios, mais de 3,5 quilômetros de extensão dessassoreados, teve autorização do Instituto Ambiental do Paraná – IAP e do Instituto das Águas.

Equipes das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Agricultura trabalharam diariamente durante o mês de junho de 2014, beneficiando às mais de 186 famílias ribeirinhas que sofriam com a cheia dos rios desde década 90.

De acordo com os pluviômetros automáticos da Defesa Civil, desde sexta-feira, dia 06, mais de 140 milímetros de chuva foram registrados em São Miguel do Iguaçu. Nesta mesma época do ano em 2013, vários donativos estavam sendo entregues para famílias que tinham perdido tudo nas enchentes.

Hoje, não há ocorrência na Defesa Civil de que alguma casa alagou nesses dias de chuvas. Conforme o Radar Meteorológico do Simepar haverá pancadas de chuvas até sexta-feira, dia 13.