Cerca de 50 meninos e meninas, com idade entre 7 e 17 anos, estão participando dos treinamentos de uma nova modalidade esportiva em São Miguel do Iguaçu. O Badminton, ainda pouco conhecido no município, está fazendo a cabeça da garotada inserida nas escolinhas de base do Departamento Municipal de Esportes.
O projeto Badminton teve início em março deste ano e conta com o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo. As aulas ocorrem nos colégios Castelo Branco, Nestor Victor dos Santos e Parigot de Souza, com alunos da cidade e do interior. “O Badminton está tendo uma ótima aceitação entre os praticantes. Queremos agora popularizar este esporte e abrir as portas para que mais pessoas possam participar dos treinos”, explica o professor Alex Rafael Gularte.
Um campeonato interno municipal foi realizado há poucos dias para incentivar a prática da nova modalidade. Gularte acrescenta que a intenção é melhorar o aproveitamento de cada atleta para que possam começar a representar o município em campeonatos regionais. “O Badminton está inserido nos Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Abertos, e Campeonato Paranaense e Brasileiro. Apesar de pouco tempo, temos atletas que estão se destacando e em breve poderão representar São Miguel em competições”, informa.
Peteca e raquetes
Praticado com peteca de pena de ganso ou de nylon e com raquetes de alumínio, grafite, carbono ou titânio, o esporte é jogado nas modalidades simples masculina, simples feminina, dupla masculina, dupla feminina e dupla mista. Um jogo é disputado em melhor de 3 games de 21 pontos sem vantagem. Quem ganhar dois games é vencedor. Como no tênis, o Badminton é jogado numa quadra retangular demarcada para simples e duplas, dividida ao meio por uma rede que a peteca deve ultrapassar rebatida por golpes de raquete.
O esporte tem conquistado inúmeros adeptos a cada dia no Brasil, país em que é relativamente novo e praticado como competição desde 1984. Estudos científicos da Universidade de Baylor (Estados Unidos) mostram o Badminton como uma das melhores atividades de condicionamento físico. Exige do praticante preparo físico, movimentação, coordenação, atenção, raciocínio, dentre outras qualidades físicas. É um desporto que reúne todos os critérios de um esporte de lazer e competitivo, podendo ser praticado tanto por crianças, jovens ou adultos, homens e mulheres.
Fonte: Federação Paranaense de Badminton.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter