O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Claudio Dutra, participou na manhã desta quinta-feira (21), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, de uma reunião com representantes do Departamento de Economia Rural (DERAL) e entidades de produtores rurais do município. Na pauta, o relatório anual de toda a produção agropecuária municipal.

Conforme a economista do DERAL, Jovir Vicentine Esser, na reunião foi tratada principalmente a produção da pecuária, hortifrutigranjeiros e de peixes. O levantamento das grandes culturas, como soja e milho, é feito periodicamente durante a safra.  “O reflexo final desse relatório é a elaboração do valor bruto de produção por município, que vai ajudar a compor o índice de participação no repasse do ICMS”, explicou.

Com base nesse relatório, o repasse ao município de todo o bolo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado, mediante o valor bruto de produção, é de 8%. Para a economista, São Miguel tem uma expressão regional significativa na produção agropecuária e essa diversificação ajuda no valor bruto de produção.

O prefeito Claudio Dutra comprometeu-se em fazer um levantamento mais detalhado para a atualização da base cadastral de cada produtor. “Como temos várias atividades, precisamos saber o que é produzido aqui. Para o próximo ano teremos dados mais concretos. Com isso, podemos aumentar a arrecadação e conseguiremos fazer mais pelos setores produtivos do nosso município”. Dutra informou que o sistema do Bloco do Produtor Rural está sendo renovado e contará com mais funcionários.

Acesso – As informações levantadas pelo DERAL são remetidas a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em Curitiba, que elabora relatório preliminar. O mesmo retorna à Prefeitura, que faz a conferência dos dados. Depois de ser informatizado junto à Receita Estadual, o relatório fica disponível na página da SEAB na internet. Segundo Jovir, o relatório é lançado no site até o fim do ano.

Também participaram da reunião os vereadores Elton Somavila, Nilton Werneck e Cláudio Rodrigues, que é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; o diretor municipal de Agricultura, Luis Maturana, e o representante da EMATER, Adauto Medina.