
Hoje (10 de outubro) é mundialmente comemorado o Dia da Saúde Mental.
Por este motivo, a equipe do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de São Miguel do Iguaçu promoveu uma tarde de lazer com atividades lúdicas e esportivas para os pacientes e familiares. O objetivo foi incentivar a interação entre o grupo familiar, lembrar a importância do cuidado com a saúde mental e promover alegria e bem-estar.
Os convidados tiveram direito a disputar partidas de vôlei, tênis de mesa e badminton, roda de música oficinas de violão, teatro de fantoches e lanche. “Aproveitamos este dia também para que a população são-miguelense fique sabendo que os portadores de transtornos mentais estão sendo atendidos”, destacou a médica clínica-geral Elda Menezes, coordenadora do CAPS.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo, representando 13% do total de todas as doenças. O topo da lista de doenças mais frequentes apresenta depressão, síndrome do pânico e ansiedade.
CAPS – O Centro de Atenção Psicossocial foi implantado no Município em Maio deste ano, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Nacional de Saúde Mental. A unidade recebe pacientes com transtornos mentais graves, como: esquizofrenia, depressão grave, tentativa de suicídio, alcoolismo, dependência química e outros. Tem como objetivo acolher, manter o paciente estável e integrá-lo ao convívio social. A equipe do CAPS realiza atendimento de forma individual, terapias em grupo, oficinas de artesanato, atividade física e outros. Todos os procedimentos são baseados no Plano Terapêutico Singular (PTS).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Texto: Josnei Wolfart – MTE 10.009/PR
Fotos: Tallini Klassmann
Publicado às 16h54
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter