O projeto Conhecendo os Rios do Parque realizou uma importante ação de educação ambiental nesta quarta-feira (18) no distrito de São Jorge, em São Miguel do Iguaçu. O Rio Represinha recebeu as primeiras mudas para o reflorestamento da mata ciliar, ação que envolveu os alunos do Colégio Estadual Dom Pedro II, representantes da Escola Parque, Programa AquaIGUAÇU e Sala Verde do município.

 

O plantio foi efetuado na propriedade do casal Isaías e Delci Lenz, onde já possui cerca para delimitar a mata ciliar. O reflorestamento é uma das propostas dos alunos sobre a análise da bacia do Rio Represinha. Também faz parte das comemorações do Dia da Árvore na agenda do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), concessionárias e Prefeitura de São Miguel.

 

Os colaboradores da ação plantaram cerca de 270 mudas de espécies nativas da região, doadas pelo Refúgio Biológico da Itaipu. O “rocambole” de mudas, plantado na área, é muito utilizado na recuperação de mata ciliar.

 

Consciência ambiental

 

Conforme a analista ambiental do ICMBio e responsável pelo setor de Educação Ambiental do PNI, Marieli Xavier, o projeto teve grande envolvimento dos alunos. “O mais importante é o despertar da consciência deles em relação ao meio ambiente, que são os futuros proprietários dessas áreas, além de aproximar a relação do Parque com as comunidades de seu entorno”.

 

A experiência do projeto com alunos de São Jorge foi relatada num artigo científico, escrito pelo PNI, e que será apresentado no Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA) em Cascavel, no mês de outubro. “A ideia é que todos conheçam o projeto e que não fique só conosco, mas que outras escolas e municípios o adotem”, comentou a técnica do Programa aquaIGUAÇU, Yolanda Oliveira.

 

Para a coordenadora pedagógica da Sala Verde, Leonice Lenz, o maior ganho do projeto, além de contribuir com a biodiversidade, é a participação dos alunos enquanto multiplicadores. “Muitos dos envolvidos no projeto são filhos de agricultores e podem replicar essa ideia para seus pais, colegas e comunidade”, argumentou.

 

“A maioria das pessoas fala em preservação ambiental só na teoria, e hoje estamos fazendo a prática. Com certeza isso terá benefício para o nosso futuro. As próximas gerações vão colher o que estamos plantando hoje”, acrescentou Daniela Silveira, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Pedro.

 

O projeto

 

As ações do Conhecendo os Rios do Parque, desenvolvido em parceria com o Programa AquaIGUAÇU e Escola Parque, buscam monitorar a qualidade dos rios que adentram o Parque Nacional do Iguaçu, a partir dos afluentes do Rio Iguaçu.

 

Conforme o relatório de 2012, foram detectados no Rio Represinha problemas como assoreamento, desvio do curso d’água, falta de mata ciliar, erosões e voçoroca em uma nascente.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


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