O novo ciclo do Programa de Formação de Educadores Ambientais da Bacia do Paraná 3 (FEA/PAP3) teve início nesta terça-feira (09) com um encontro no Clube do Vovô, em São Miguel do Iguaçu. O prefeito Claudio Dutra e o vice Maurão Remor prestigiaram o evento, que também contou com a presença do diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Miguel Friedrich.

A formação continuada tem como público alvo educadores ambientais dos municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3). São Miguel do Iguaçu faz parte do núcleo de Foz do Iguaçu, com mais seis municípios. No encontro participaram aproximadamente cem pessoas representando vários segmentos como produtores rurais, grupos de idosos, universitários, instituições de ensino, iniciativa pública e privada.

Conforme a gerente de Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, Leila Alberton, a formação é divida em 12 módulos com duração de dois anos. Segundo ela, 70% do grupo é composto de novos integrantes e a proposta é que eles sejam multiplicadores em suas comunidades de aprendizagem, com as pessoas que eles convivem no dia a dia. “A formação trabalha conteúdos regionais que contribuem para que os grupos desenvolvam projetos em seus municípios, sendo que os temas são propostos pelos próprios participantes”.

Nelton Friedrich, na ocasião, falou da importância do envolvimento das pessoas em suas comunidades e de conceitos como ética da sustentabilidade e da solidariedade. “O que vocês estão fazendo hoje é um movimento de despertar de uma consciência nova. Somos todos aprendizes e semeadores de um mundo novo que há de emergir, influenciando instituições e organizações a mudar”.

O prefeito Claudio Dutra disse que o Município está à disposição para apoiar ações de preservação ambiental. “Temos sérios problemas envolvendo a questão ambiental, como a destinação do lixo. Vamos juntos encontrar maneiras de se enfrentar esses problemas, e o principal caminho é a educação”, disse Dutra.

O FEA é um dos programas do Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional. Orientado pelas diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, tem como cenário a região da Bacia do Paraná 3 e os municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu.

Também participaram do encontro a secretária de Educação, Marli Possamai, os integrantes do Coletivo Educador do município, e a facilitadora da Sala Verde, Leonice Lenz.