O Parque Nacional do Iguaçu (PNI), por meio Escola Parque e seus parceiros, realizou nos dias 12 e 13 de novembro o 2º Seminário de Educação Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu.

 

Com o objetivo de discutir a importância da educação ambiental formal na conservação de áreas protegidas, o seminário trouxe como tema central:  a conservação de áreas protegidas e a educação ambiental formal – estreitando relações.

 

Além da palestra sobre o tema proposto, o evento ofereceu oficinas relacionadas e a apresentação dos projetos desenvolvidos por professores da rede municipal de ensino participantes do curso de educação ambiental em unidades de conservação, oferecido pela Escola Parque. Para Jorge Pegoraro, diretor do PNI, o seminário serviu para dialogar com os professores dos 14 municípios em torno do Parque. “Nós pudemos trabalhar a inserção da discussão ambiental nos processos, levar a questão do meio ambiente para os temas nacionais e discutir os problemas ambientais que ainda acontecem em torno do Parque”, conta.

 

O município de São Miguel do Iguaçu, no ano de 2013, apresentou dois diferentes trabalhos com o tema central “Parque Nacional do Iguaçu como ferramenta pedagógica”, que tiveram como ferramenta de estudo: turismo na Linha Martins trilha do Macuco. A proposta foi levar a conhecimento da população são-miguelense a existência do PNI como mais um atrativo turístico dentro do município, que é a própria trilha da linha Martins.

 

Para Marli Frasson Possamai, Secretária Municipal de Educação, a participação dos professores nas formações e atividades de educação ambiental já apresenta grandes resultados, pois a educação tem o poder de transformar, logo sensibilizar a toda comunidade quanto a importância dos cuidados com o meio ambiente e também como elemento fundamental e transformador do meio onde vivemos.

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO


Compartilhe

Google+