A secretaria municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu reúne nesta e na próxima semana, no Centro de Convivência do Idoso, professores, educadores, zeladoras e merendeiras para a Formação Continuada, processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores.

O tema da semana é ‘Rede de proteção à criança e ao adolescente vítima de violência’, com a Psicóloga Mestre Vanessa Tramontin da Soler Araújo, coordenadora da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. O objetivo é capacitar os profissionais para terem habilidade de conversar com a criança no momento em que ela relata uma situação de violência, principalmente a sexual que é a mais impactante.

A psicóloga lembra que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência já podem contar com um sistema de garantias de direitos nos inquéritos e no curso dos processos. É o que estabelece a Lei 13.431/2017, que normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores, assim como estabelece medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos. A lei prevê que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios desenvolvam políticas integradas e coordenadas para garantir os direitos humanos da criança e do adolescente “no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais”, de forma a resguardá-los “de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”.

Vanessa informou que as pesquisas mostram que a escola é o espaço que as crianças mais contam se estão passando por uma situação de violência. “Além disso, é um dos espaços que as crianças mais estão inseridas depois de suas casas”.

Os índices da violência à criança e adolescente são altos. “Somente em São Miguel no ano passado passaram por mim quase 80 crianças vítimas de violência”, relatou à coordenadora.

Para a secretária de Educação, Solange Gamba Motta, são temas relevantes que os profissionais da educação precisam estar atualizados e preparados para entender da melhor forma possível. “Durante o ano deveremos ter outras formações para nossos profissionais”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Educação inicia chamamento para auxílio transporte... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Educação, abriu nesta quinta-feira, 24 de março, o chamamento público para con...
Equipes de São Miguel vão disputar competições reg... As equipes do vôlei feminino, handebol de praia masculino e handebol juvenil masculino e feminino que representam São Miguel do Iguaçu, por meio da s...
São Miguel vai sediar encontro de conselheiros e e... O município de São Miguel do Iguaçu vai sediar no próximo dia 24 de setembro o 96º encontro da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares...
Recenseadores estão nas ruas de São Miguel realiza... Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão nas ruas do município de São Miguel do Iguaçu realizando o Censo 2022. ...

Compartilhe

Google+