A secretaria municipal de Educação de São Miguel do Iguaçu reúne nesta e na próxima semana, no Centro de Convivência do Idoso, professores, educadores, zeladoras e merendeiras para a Formação Continuada, processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores.

O tema da semana é ‘Rede de proteção à criança e ao adolescente vítima de violência’, com a Psicóloga Mestre Vanessa Tramontin da Soler Araújo, coordenadora da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. O objetivo é capacitar os profissionais para terem habilidade de conversar com a criança no momento em que ela relata uma situação de violência, principalmente a sexual que é a mais impactante.

A psicóloga lembra que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência já podem contar com um sistema de garantias de direitos nos inquéritos e no curso dos processos. É o que estabelece a Lei 13.431/2017, que normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores, assim como estabelece medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos. A lei prevê que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios desenvolvam políticas integradas e coordenadas para garantir os direitos humanos da criança e do adolescente “no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais”, de forma a resguardá-los “de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”.

Vanessa informou que as pesquisas mostram que a escola é o espaço que as crianças mais contam se estão passando por uma situação de violência. “Além disso, é um dos espaços que as crianças mais estão inseridas depois de suas casas”.

Os índices da violência à criança e adolescente são altos. “Somente em São Miguel no ano passado passaram por mim quase 80 crianças vítimas de violência”, relatou à coordenadora.

Para a secretária de Educação, Solange Gamba Motta, são temas relevantes que os profissionais da educação precisam estar atualizados e preparados para entender da melhor forma possível. “Durante o ano deveremos ter outras formações para nossos profissionais”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

PlanificaSUS reúne coordenadores da região em Foz ... A 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu realizou na terça-feira, 26, a 3ª oficina de apresentação das ações desenvolvidas do programa PlanificaSUS Pa...
Projeto ‘Academia da Saúde’ desenvolve atividades ... As secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e de Saúde de São Miguel do Iguaçu estão desenvolvendo com o apoio do Ministério da Saúde, do G...
Governo Municipal vai realizar mutirão de limpeza ... Após o município entrar em epidemia de dengue, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, convocou uma reunião ext...
Atletas de São Miguel estarão envolvidos em várias... Os atletas que representam São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, vão participar nesse final de semana da...

Compartilhe

Google+