Na tarde de ontem (31), o embaixador José Antônio Marcondes, do Ministério das Relações Exteriores esteve em São Miguel do Iguaçu, acompanhado pela ex-coordenadora de água da Unesco, Maria Consepcion Donoso e o Coordenador do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich. O grupo pousou de helicóptero no Sítio Arruda, em Linha Urussanga.

O embaixador está participando, em Foz do Iguaçu, de um evento sobre as mudanças climáticas e, esteve no sítio para vivenciar experiências concretas, pois o seu Arruda tem uma pequena propriedade orgânica, onde produz café orgânico, polpa de frutas e pupunha.

Marcondes que já foi embaixador do Brasil na Venezuela afirma que a agricultura orgânica de São Miguel do Iguaçu, é um modelo de soluções sustentáveis para o mundo. “Estamos aqui conversando com vários seguimentos da sociedade, justamente para interá-los e ouvi-los para a determinação da nossa posição quando participarmos da conferência em dezembro, no Peru. Essa visita, na propriedade baseada na agricultura familiar e no trabalho orgânico, é sempre uma experiência muito rica e que podemos compartilhar, não só no nível micro, mas também no nível macro, em termos de mostrarmos o que as políticas sociais brasileiras permitiram alcançar”, explica o embaixador.

Maria Donoso que durante oito anos viveu em Montevidéu, capital de Uruguai coordenando todo o programa de água da Unesco, órgão da ONU, para toda América Latina e Caribe, hoje aposentada, trabalha com experiências na África. “Essa é uma propriedade maravilhosa, temos muito do que aprender lá. Sempre quando venho para o Brasil, gosto de trocar experiências nessa região. Temos muitas diferenças na cultura, na forma de abordar os problemas ambientais”, salienta Maria Donoso.

Seu Arruda, recepcionou a equipe com um belo almoço caseiro servido a forno a lenha. “Essa é uma visita muito importante, e o legal é saber que o que fazemos está sendo valorizado. Muitas pessoas já passaram por aqui e sempre falam, que se todo mundo fizesse igual a eu, o mundo seria totalmente diferente”, relata Arruda.
 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR

Atualizado às 15h36


Compartilhe

Google+