Uma turma de 60 empresários de São Miguel do Iguaçu participou na noite de quarta-feira (04) da entrega de certificados do curso de gestão empresarial do Programa Bom Negócio Paraná. A cerimônia realizada no campus da Unioeste, em Foz do Iguaçu, também reuniu autoridades e demais empreendedores de Medianeira, Santa Terezinha do Itaipu e Foz que também fizeram o curso, num total de 174 empresários capacitados.

Durante a solenidade, o assessor de Projetos Estratégicos do Gabinete da SETI e coordenador da Universidade sem Fronteiras, Mario Antonello, lembrou que o Bom Negócio Paraná é também um programa de extensão. “Nunca o Governo do Estado fez um trabalho de capacitação aos empresários nesta escala. Essa é uma oportunidade única de fazer o curso sem precisar pagar. As nossas universidades são uma usina de conhecimento inimaginável e elas estão colocando uma ponta disso à disposição, e espero que nós possamos aproveitar”, disse Antonello.

A diretora de Indústria e Comércio de São Miguel do Iguaçu, Leila Viana, agradeceu a participação dos empresários no curso. “Hoje eles estão capacitados não só para pegar o dinheiro, mas também em como investi-lo melhor. E o diferencial do programa é esse: ajudar o empresário para que ele cresça e se desenvolva, porque sempre há o que aprender”.

O empresário são-miguelense Anselmo Pivatto, do ramo de nutrição animal, disse que o curso possibilitou identificar pontos falhos em seu negócio. “Queremos implantar um novo programa de fluxo de caixa; não tínhamos a certeza de quanto era o valor final da lucratividade da empresa, e com isso teremos um pouco mais de tranquilidade”. Pivatto disse que agora irá buscar um financiamento para investir na empresa. “Foi no momento certo esta parceria com a Prefeitura. Queremos que esse curso continue e incentive os empresários, porque falta muito conhecimento e essa capacitação nos trouxe muitas informações”.

Também estiveram presentes na solenidade o diretor de Centro de Ciência Sociais Aplicadas da Unioeste, Julio Cesar Garcia, a coordenadora do Bom Negócio Paraná, Roseli Sobral, o professor orientador do projeto, Ricardo Correa, o secretário de Governo de Foz do Iguaçu, Carlos Juliano Budel, e a vice-prefeita de Santa Terezinha do Itaipu, Neide Corrente.

Capacitação e crédito

O curso iniciou em junho e teve duração de 66 horas, acrescida de consultoria nas empresas. As aulas foram ministradas por consultores do Bom Negócio Paraná. O Programa tem por objetivo a capacitação gratuita e o crédito barato para micro e pequenos negócios. É uma parceria com prefeituras, universidades, associações comerciais, empresários e Governo do Estado, e também faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras. Na região, a parceria é com a Unioeste que ministra o curso abrangendo as áreas de Gestão de Negócios, Comercial, Financeira, de Pessoas, Estratégica, Empreendedorismo e Projeto de Vida.

Os empresários que participam do Programa terão acesso a taxas que variam de 0,55% a 1,02% ao mês. Os empréstimos são feitos pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná.