A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretária de Indústria, Comércio e Serviços, iniciou nesta segunda-feira (30), no Centro Cultural, a segunda turma do Programa Bom Negócio Paraná. O objetivo é ofertar capacitação gratuita e crédito barato para micro e pequenos negócios.

Participam desta turma cerca de 50 empresários. No mês de setembro, um grupo de 60 micro e pequenos empresários concluíram o curso de gestão empresarial.

Estiveram presentes na aula inaugural o vice-prefeito Mauro Remor, a diretora de Indústria e Comércio e coordenadora da Sala do Empreendedor, Leila Viana, os secretários de Administração e Assuntos Comunitários, Mauri Almeida da Mota, e de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, além dos consultores do programa.

O projeto faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras e é uma parceria com prefeituras, universidades, associações comerciais, empresários e o Governo do Estado. A parceria na região é com a Unioeste que ministra o curso abrangendo as áreas de Gestão de Negócios, Comercial, Financeira, de Pessoas, Estratégica, Empreendedorismo e Projeto de Vida.

A capacitação também inclui consultoria nas empresas. “Quanto mais capacitado o empreendedor, mais baixas são as taxas de juros para crédito”, lembrou a coordenadora da Sala do Empreendedor, Leila Viana. Os empréstimos são feitos pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná. As taxas variam de 0,55% a 1,02% ao mês.

O vice-prefeito reforçou que, como pequeno empresário, ele sabe das dificuldades de se administrar uma empresa. “Uma das metas da nossa gestão é desenvolver e capacitar o empresário de São Miguel do Iguaçu. Se o empreendedor não estiver capacitado para administrar sua empresa, ela possivelmente terá pouco tempo de vida”, disse Mauro Remor.