A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (Acismi) e Governo do Estado realizaram nesta quarta-feira (19), no Centro Cultural, a aula inaugural do Programa Bom Negócio Paraná. Uma turma de mais de 80 empresários está participando do Programa que tem por objetivo a capacitação gratuita e o crédito barato para micro e pequenos negócios.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Mauro Remor, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Antonio Klajn, a diretora de Indústria e Comércio, Leila Viana, o presidente da Acismi, Leste Gomes de Morais, e a coordenadora do Bom Negócio Paraná e professora da Unioeste, Roseli Cândida Sobral.

O projeto, que também faz parte do Programa Universidade sem Fronteiras, é uma parceria com prefeituras, universidades, associações comerciais, empresários e o Governo do Estado. Na região, a parceria é com a Unioeste que ministra o curso abrangendo as áreas de Gestão de Negócios, Comercial, Financeira, de Pessoas, Estratégica, Empreendedorismo e Projeto de Vida.

A capacitação tem duração de 66 horas, acrescida de consultoria nas empresas. As aulas são ministradas por dois consultores do Programa, com conceitos aplicáveis ao dia a dia. “Muitas coisas que ensinamos na universidade, o empreendedor já sabe fazer, porque aprendeu com a vida, tem experiência, mas se tiver condição de manter uma gestão mais formalizada e que atenda as necessidades de seu negócio, irá prosperar cada vez mais”, frisou a coordenadora do Bom Negócio.

Os empresários que participam do Programa terão acesso a taxas que variam de 0,55% a 1,02% ao mês. Os empréstimos são feitos pelo Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná. As faixas de financiamento variam de R$ 1 mil a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário.

O secretário Luiz Antonio Klajn parabenizou os empresários. “É com a troca de experiências e com o conhecimento que será passado aqui que vocês terão a convergência para dentro das suas empresas do que é potencial a ser extraído do curso. Essa iniciativa é um sucesso e vocês representam isso. O nosso objetivo junto aos parceiros desse programa é fomentar o desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

Ao fazer seu pronunciamento, o vice-prefeito ressaltou a importância deste curso para os empresários. “Essa é uma das metas da nossa administração: desenvolver e capacitar o empresário de São Miguel. Hoje, não interessa o tamanho da empresa, se o empreendedor não tiver capacitado, se não souber onde buscar recurso e como administrar sua empresa, esta terá pouco tempo de vida”, acrescentou Mauro Remor.