Na noite da última quinta (14), a Câmara de Vereadores de São Miguel do Iguaçu recebeu professores de profissionais da educação que participaram do encerramento da primeira etapa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. No local foram expostos trabalhos e materiais desenvolvidos para o projeto que ficarão à disposição dos são-miguelenses até quarta-feira (20).

O PNAIC é como um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e município para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

Também participaram do encontro a secretária municipal de educação Marli Frasson Possamai e a coordenadora estadual projeto e professora mestre da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Mirian Margarete Pereira da Cruz.

Mirian conta que observou a responsabilidade e o comprometimento das professoras orientadoras e da secretaria municipal de educação com o projeto.  “O nosso compromisso é com a criança. Aqui em São Miguel temos notado o interesse das orientadoras em participar das formações para realizar um bom trabalho com as professoras alfabetizadoras”.

Para a secretária de Educação o projeto foi um sucesso. “Nossos professores fizeram um trabalho maravilhoso. O objetivo com certeza foi alcançado. Estamos fazendo de tudo para que nenhuma criança torne-se um adulto que não sabe ler e escrever”, finaliza Marli.

Nos dias 25, 26 e 27 as orientadoras e coordenadoras municipais do Pacto irão participar de um seminário final, em Ponta Grossa, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano, com mesas de discussões, troca de conhecimento e mostra de trabalhos pedagógicos.