O município de São Miguel do Iguaçu foi ponto de encontro de representantes de 20 países ganhadores do Prêmio Water for Life (Água Fonte de Vida), da ONU Água. Os visitantes foram recepcionados no Sítio Arruda, em Linha Urussanga.

O “Encontro de experiências pioneiras e inovadoras de iniciativas sociais na gestão da água – Criando uma Rede Global” está sendo organizado pela Itaipu Binacional e Organização das Nações Unidas (ONU Água), em Foz do Iguaçu durante os dias 15 a 17, e São Miguel fez parte da programação, com a visita técnica aos projetos que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3).

A comitiva, formada por representantes da Índia, Espanha, África do Sul, Tajiquistão, Filipinas, México, Japão entre outros países, está sendo orientada pela vice-presidente da ONU Água, Blanca Jiménez. A expectativa é que o evento resulte na criação de uma rede mundial de boas práticas na gestão da água.

O vice-prefeito, Mauro Remor, representou o prefeito que está em Curitiba cumprindo agenda, dando as boas-vindas aos turistas. “Esse encontro representa muito para nosso município, pois temos vários produtores orgânicos que oferecem esses alimentos às escolas, mercados, chegando dentro de nossa casa, inclusive sendo referência internacional, pois o Sítio Arruda oferece uma grande diversidade de produtos totalmente orgânicos”, salienta Mauro.

Os secretários e equipe de Governo também estiveram participando do encontro. Aproveitando o momento, a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, juntamente com o Mauro e sua esposa Marizia, entregaram uma lembrancinha para a diretora do Programa Década da Água, da ONU, Josefina Maestu.

O Coordenador do Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, falou sobre o projeto Cultivando Água Boa ganhador do Prêmio Water for Life. “Esse momento é histórico para nós, pois recebemos um prêmio que ninguém esperava. Iniciamos esse projeto em 2013 e em 2015 já receber um dos maiores prêmios ‘Água para Vida’, em Nova York, sendo este, um prêmio não só da Itaipu, e sim, de todos os municípios que fazem parte da BP3”, enfatiza Nelton.

Após a visita técnica no Sítio Arruda, a comitiva foi para Santa Helena conhecer também outras atividades praticadas pelo município, além da entrega simbólica do prêmio da ONU. Cada município pertencente da BP3 receberá uma cópia do Prêmio Water for Life (Água Fonte de Vida).

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO / JIE

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR