As enfermeiras das unidades de saúde de São Miguel do Iguaçu participaram nesta quinta-feira (22) de uma atualização sobre teste rápido. O treinamento foi ministrado pela enfermeira Beatris Tres na Escola do Trabalho.
O teste rápido é uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com Estado do Paraná e Secretaria Municipal de Saúde para o diagnóstico e triagem de doenças. Pelo teste rápido é possível realizar o diagnóstico para HIV/AIDS e triagem para Sífilis, Hepatite B e C.
“A preocupação é identificar quem está com a doença e desconhece, para iniciar tratamento o mais breve possível e ter mais qualidade de vida”, aponta Beatris.
Conforme a enfermeira, antigamente esses testes eram ofertados apenas em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s), localizados em municípios de grande número populacional. Atualmente quase todas as unidades já realizam o exame.
O objetivo da capacitação é atualizar os profissionais que atuam realizando testes nas unidades de saúde. “A técnica vem se aperfeiçoando e a Secretaria de Saúde de São Miguel quer prestar à população um serviço de qualidade”, acrescenta a enfermeira.
O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório, salvo quando indicado em protocolos do Ministério da Saúde.
Com apenas algumas gotas de sangue é possível realizar quatro exames. O tempo para o resultado sair é entre 15 a 30 minutos.
Procure a unidade mais próxima de sua casa e informe-se. O teste é gratuito.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter