
A Escola do Trabalho João Manoel Scheffer encerrou o curso de Auxiliar de Cozinha na noite da última quinta-feira (24). O curso foi oferecido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços em parceria com o Senac/ Pronatec, com carga horária 260 horas/aula.
As alunas, totalizando 20 mulheres, aprenderam uma série de habilidades que ajuda no preparo dos pratos considerados básicos. Também aprenderam as técnicas e conceitos de legumeria, açougue e cozinha quente.
Todas as aulas foram ministradas pelo Chefe de Cozinha e Instrutor de Gastronomia, Rogério Salvina. “As alunas puderam desfrutar de várias dicas simples, mas que fazem toda diferença, como por exemplo, os conceitos e boas práticas existentes de logística e higiene”. Aprenderam também, como executar os cortes específicos para hortifrúti, pré preparar as carnes, as aves e os peixes além dos frutos do mar, preparar uma série de saladas simples, cozinhar os alimentos utilizando os vários métodos de cocção apropriados e ainda preparar os caldos, fundos bem como, os molhos e pratos considerados básicos.
A Joelma Correia, Técnica de Relações com Mercado do SENAC conta um pouco da parceria entre a prefeitura e o SENAC. “Trouxemos um curso diferente aqui para o município, pois sabemos da necessidade de capacitar pessoas para entrar no mercado de trabalho, bem como os restaurantes, bares e hotéis, não somente aqui de São Miguel, mas da região”.
A coordenadora da Escola do Trabalho, Sirlene Sagrillo Moro também teve a oportunidade de realizar o curso. “Me senti satisfeita e mais entusiasmada em aperfeiçoar o conhecimento nessa área tão ampla. Cozinhar é uma arte, devemos ser dedicados ter conhecimento e colocar muito amor em cada prato que preparamos , pois cada pitada dos temperos escolhidos para preparar um prato faz lembrar as pessoas que amamos que é a nossa família e amigos. Cozinhar é um ato de amar a si mesmo e aos outros”, salienta Sirlene.
Para a aluna Edite Bartocki que trabalha com eventos há seis anos, disse que o curso ensinou algumas dicas simples de culinária. “A parte de massas, lasanhas, essas coisas eu já sabia fazer, aprendi muitas receitas doces e que são simples de fazer”, finaliza Edite.
Os interessados em participar dos cursos oferecidos pela escola podem deixar os nomes na lista de espera. A Escola do Trabalho João Manoel Scheffer está localizada na Rua Nereu Ramos, ao lado da Escola Vitorino Barbieiro.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR
Atualizado às 11h34
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter