Para aperfeiçoar os conhecimentos das costureiras autônomas e gerar mão-de-obra capacitada para as indústrias têxteis da cidade, a Escola do Trabalho João Manoel Scheffer de São Miguel do Iguaçu está com inscrições abertas para o curso de auxiliar de confecção.

Serão 160 horas de capacitação gratuita, no período noturno, com certificação do SENAI. O interessado irá aprender tipos e aplicações da costura, nomenclatura das partes da máquina, acionamento da máquina, passagem dos fios, exercícios básicos para domínio dos equipamentos, aplicação de bolsos, lapelas, barra circular, barra para calça jeans, zíper, ponteira de cós, fixação de botões, montagem e costura de bermuda infantil, costuras pespontadas, elástico pespontado, acabamento, limpeza e revisão da peça. Além disso, o curso também irá abranger assuntos cotidianos como relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.

As aulas começam no dia 01 de julho e as inscrições devem ser feitas até o dia 25 deste mês. A idade mínima é 16 anos completos. Para matricular-se, basta procurar a Escola do Trabalho em horário de expediente, portando fotocópia dos documentos pessoais (RG e CPF).

A coordenadora da Escola do Trabalho, Sirlene Sagrillo Moro, convida os interessados a cumprirem todas as horas do curso. “Quando se fala ‘gratuito’, não é que a pessoa não paga; ela já pagou por esse curso. O profissional é o mesmo e se prepara da mesma maneira. Estamos aqui para formar profissionais são-miguelenses qualificados”, destacou.

O curso de Auxiliar de Confecção tem incentivo da empresa Krindges Industrial, de São Miguel, e Dmanos de Itaipulândia que em breve irá instalar uma unidade na cidade. Não há previsão do mesmo curso acontecer novamente este ano.

A Escola do Trabalho é vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio e Servidos da Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu.