Iniciou na noite de ontem (22), o curso de Cuidador de Idosos, oferecido pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços em parceria com o Senac. As aulas são gratuitas com carga horária de 204 horas/aula.

Ao total, 23 alunos iniciaram o curso que tem como objetivo transmitir conhecimentos em como prestar cuidados integrais ao idoso, visando apoio e ajuda nas situações de dependência e estimulando o autocuidado.

Serão aprendidos através das atividades, que ocorrem entre os dias 22 de setembro a 19 de dezembro, os conteúdos; Envelhecimento humano, Saúde do Idoso, Plano de Vida e Carreira, O Papel Social do Cuidador do Idoso, Integração e Orientação Profissional, Trabalho do Cuidador de Idosos.

A Técnica de Educação Profissional do Senac, Karina Vieira Pineli de Alburquerque, salienta que curso é essencial. “Alguns idosos residem com seus próprios familiares, outros convivem com pessoas da mesma faixa etária em instituições organizadas especialmente para eles. No entanto há aqueles que desejam residir em suas próprias casas, mas necessitam de cuidados ou apenas companhia. É neste nicho que o profissional "Cuidador de Idosos" está ganhando espaço e fixando a sua atuação.  Esta é uma profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. O cuidador de idosos é peça fundamental para proporcionar um envelhecimento mais saudável, promover a saúde e ações de prevenção”, exemplifica Karina.

A Coordenadora da Escola do Trabalho, Sirlene Sagrilo Moro também salienta que o curso é muito importante. “Entende-se por cuidador de idosos, pessoas que cuidam, a partir de objetivos estabelecidos, zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação da pessoa atendida. A atividade de cuidar de pessoas não é nova, sempre existiu e vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos tempos. Por isso a importância de trazer um curso neste porte para o nosso município”.

O Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Pedro Mota esteve presente na Escola dando as boas vindas para os novos alunos.

Tallini Klassmann – MTE 10.115/PR