O município de São Miguel do Iguaçu vem formando muitos atletas e cidadãos por meio do trabalho desenvolvido nas categorias de base de diferentes modalidades esportivas, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo. E além do estímulo à prática esportiva, as escolinhas de base revelam talentos como o jogador de vôlei Kauan Luiz Welter.

Treinado pelo professor de Educação Física Álvaro Depiné, o atleta são-miguelense foi convocado pela Seleção Paranaense Infanto Juvenil para disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções no início deste mês. A equipe conquistou o 4º lugar.

Além de representar o Estado pela primeira vez e ser o único convocado da região Oeste para esta categoria, Kauan já competiu em Jogos da Juventude, Copa Oeste de Vôlei, Campeonato Estadual, Jogos Aberto, entre outros.

Conforme o treinador, Kauan é o quinto atleta de São Miguel do Iguaçu que despontou de uma categoria de base para jogar em seleções e grandes clubes do País e exterior. Outro exemplo é o jogador Felipe Banderó, que hoje atua em um importante clube de vôlei da Suíça. “Os mais novos que estão nas escolinhas se espelham em jogadores como o Felipe, que também começaram aqui”, revelou o professor.

As equipes da escolinha de base e juventude treinadas pelo professor Depiné contam com aproximadamente 50 crianças e adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos. Para ele, estimular a participação desses jovens atletas em competições locais e regionais é um incentivo para que os mesmos se dediquem à modalidade. “O vôlei possui conceitos técnicos que exigem muito dos alunos. Nem todos permanecem na modalidade pelo seu nível de dificuldade”, completou.