Os estudantes do 4º e 5º anos do curso de Medicina da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) terminaram as atividades do ano que estavam sendo desenvolvidas junto à secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu no último dia 03 de dezembro. Os atendimentos iniciaram no último mês de outubro, com trabalhos sendo desenvolvidos nas Estratégias Saúde da Família (ESF) e Pronto Atendimento, participando das consultas e procedimentos médicos básicos.

Além desses atendimentos, os acadêmicos discutiram casos junto com os outros membros da equipe de Saúde da Família, desenvolveram ações de Educação em Saúde, atividades de planejamento e programação em Saúde e realizaram atendimentos médicos diversos no Complexo Hospitalar Municipal.

A professora Rosana Álvarez Callejas, contou que para os estudantes foi uma experiência muito boa e ótima para o aprendizado. “Agradecemos a toda equipe da secretaria de Saúde e a comunidade em geral que nos recebeu tão bem”.

Para o estudante Mathias Mesquita Ramos, a experiência de poder desempenhar atividades práticas em São Miguel foi muito construtiva. “Pude experimentar o que é o atendimento básico e quais as demandas mais comuns de uma população de cidade pequena. Tivemos a oportunidade de entender o funcionamento do sistema de saúde local, e como são administrados os recursos para o atendimento das demandas”. Ele completou dizendo que foram muito bem recebidos “tanto pelos profissionais quanto pela população, tivemos a oportunidade de colaborar e entender a realidade local”.

A secretária de Saúde, Eloni Conzatti Queiroz, contou que esses estudantes vieram somar junto à equipe da Saúde para atender a população e trazer o que há de mais novo na medicina. “O município abriu as portas e está fazendo essa parceria com a Unila visando ter um desenvolvimento melhor na área da Saúde”.

No dia 31 de janeiro de 2022 um novo grupo de estudantes de medicina da UNILA vai iniciar esse trabalho junto à secretaria municipal de Saúde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL