O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da equipe Multidisciplinar da secretaria de Saúde, realizou na tarde de terça-feira, 23, no auditório da Uniguaçu, um evento alusivo ao ‘Agosto Dourado’ e reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e gestantes do município.

O objetivo do encontro foi conscientizar sobre a importância da amamentação. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê.

O município de São Miguel do Iguaçu atende diretamente 169 gestantes nas Estratégias Saúde da Família (ESF) com orientações e acompanhamentos do pré-natal pelas ACS, médicos e enfermeiros. A ideia é, a partir de setembro, reuni-las uma vez por mês para trocar experiências e tratar de um tema específico.

No encontro na Uniguaçu, as participantes tiveram uma palestra com o tema ‘O que é importante saber sobre a amamentação antes da chegada do bebê’. “O incentivo ao aleitamento materno é um grande desafio em saúde pública, considerando-se o alto índice de desmame precoce e o grande número de óbitos infantis por causas evitáveis”, disse a palestrante, Jacqueline Ramos da Silva.

A ACS Gracieli Maria Scotti Lopes, destacou que eventos dessa natureza são fundamentais para conscientizar sobre a importância da amamentação. “A maioria das gestantes tem dúvidas sobre esse processo”.

A gestante Aline Campanharo participou do encontro porque quer amamentar seu filho e tem algumas dúvidas. “Minha mãe conseguiu me dar o leite materno por apenas uma semana, mas eu espero amamentar meu bebê por muito mais tempo”.

A coordenadora da Equipe Multidisciplinar, Delina Santin, contou que eventos dessa natureza precisam ser realizados de forma mais constante porque as gestantes que são acompanhadas têm muitas dúvidas sobre isso. “As profissionais que atendem esse público nos relatam essa dificuldade e, por isso, precisamos dar essa atenção”.

Para a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz, um momento único para aprender, refletir e tirar as dúvidas. “Agradecemos a toda equipe que proporcionou esse momento especial”.