Chegamos ao final do ano de 2015. Da mesma forma como a vida, que é dividida em períodos, o ano de 2016 está aí e representa uma nova etapa na vida de todos. E o trabalho continua!

 

A Prefeitura está em recesso administrativo, conforme o Decreto nº 404./2015, desde o dia 22 até o dia 04 de janeiro. O rigor nos gastos da Prefeitura e a condução econômica realizada com austeridade permitiu que mesmo a prefeitura passando por redução de receitas impostas a todos os municípios por conta do desaquecimento da economia brasileira, conseguimos fechar o ano com as contas em dia e inclusive antecipar o pagamento do 13º salário e o pagamento da folha de dezembro dos servidores do município.

 

As obras em construção já foram destacadas, mas faço questão de frisar a importância da construção do Hospital e Maternidade para a população de nossa cidade. O Hospital e Maternidade está sendo construído em conjunto com uma nova e ampla estrutura de Pronto Atendimento. Tudo funcionará no sistema de 24 horas e oferecerá atendimento público e gratuito a nossa população!

 

Foram reformadas as Unidades de Saúde na cidade e no interior, construídas outras e agora vamos equipar todas as unidades e o atual Pronto Atendimento também, com mobiliários novos e com todos os equipamentos necessários. As verbas já foram destinadas e logo no início do ano já saem as licitações para isso.

 

O atendimento à população mais necessitada tem sido a MARCA DESSA ADMINISTRAÇÃO. Nos preocupamos com as pessoas, por isso trabalhamos para resolver o problema dos alagamentos nas áreas ribeirinhas que os rios Pinto e Leão provocavam; e isso vinha acontecendo por vários anos, com as famílias sempre perdendo tudo. Hoje, após o desassoreamento e a limpeza desses rios, mesmo com o grande volume de chuvas que estamos tendo nesse mês de dezembro, isso não aconteceu mais.

 

Nos preocupamos também com o transporte escolar que era uma promessa também de mudarmos tudo e conseguimos depois de enfrentar muita resistência. De ônibus sem condições, alguns com mais de 40 anos, passamos a ter hoje um transporte dos nossos alunos seguro e eficaz, realizado com ônibus modernos, trazendo mais segurança aos alunos e tranquilidade aos pais.

 

A nossa Educação alcançou nota de destaque no IDEB, índice nacional que mede a qualidade da educação nos municípios do Brasil, que na avaliação de 2012 havia caído. Melhoramos também as condições dos nossos professores, reformamos escolas, construímos salas, foram reformados ginásios, quadras esportivas e construídos outros.

 

Foram realizados muitos cursos de formação e capacitação em 2015 para proporcionar aumento da renda familiar, promovidos pela Assistência Social do Município e também na Escola do Trabalho – tudo visando melhorar a renda das famílias e proporcionar melhores condições de trabalho.
O Citel, minha gente, vocês se lembram de como era lá? Passa algum tempo e a gente logo se acostuma com o novo visual, mas tem fotos e filmagens. Está tudo registrado de como era e quem mora ali por perto lembra de como era antes de assumirmos: poucos professores, comida regulada, as crianças eram proibidas de se servirem à vontade ou de repetir, o atraso nos pagamentos dos poucos professores era regra, quase nenhuma equipe , uma enorme valeta na frente; tudo abandonado mesmo. Era desse jeito, é só perguntar para qualquer morador dali que vão confirmar.

 

Hoje tudo mudou – e para melhor! É mantida uma grande equipe de educadores que recebem em dia, tem comida de primeira e à vontade para as crianças e agora podem repetir. As crianças realizam diversas atividades. Tudo novo. Foi construída uma quadra de esportes nova para uso de toda a comunidade, até horta irrigada tem que não tinha, a fábrica de pães agora está funcionando, não tem mais a valeta aberta na frente. Isso representa respeito pelas famílias e pelos seus filhos. Hoje as crianças tem transporte, comida e educação de primeira no Citel!

 

Investimos muito na capacitação dos nossos servidores e efetuamos o maior reconhecimento já feito aos servidores municipais, estabelecendo melhorias no plano de cargos, carreira e salários, corrigindo distorções de anos. Recuperamos o Cartão Alimentação e no ano que vem este terá outro aumento. Ao mesmo tempo implantamos programas importantes de apoio ao nosso comércio e à indústria como o Banco do Empreendedor, que por iniciativa da prefeitura foi instalado e hoje possibilita ao pequeno, médio e até ao grande empreendedor uma oportunidade para começar ou manter o seu negócio. E olhem: esse programa já mudou a vida de muitas famílias são-miguelenses.

 

Conseguimos regularizar a área da pedreira que estava embargada com várias multas ambientais e impedida de funcionar. Os equipamentos de britagem estavam quebrados. Foram acertadas a pendências ambientais e compramos um conjunto de britadores novos. Hoje o programa ‘CASCALHAMENTO DE PONTA A PONTA’ é uma realidade e as estradas rurais estão sendo recuperadas.

 

O programa de habitação que estamos desenvolvendo é algo que nunca foi feito, considerando-se o volume de casas que já foram construídas na cidade e no interior. Foram efetuadas muitas regularizações de propriedades de famílias que hoje tem documentos de suas casas. Estamos a um passo de aprovarmos a construção de mais 500 casas – serão 250 através de verbas do FGTS e mais 250 através do programa minha casa minha vida entidades, em parceria com a AMASMI.

 

Mantemos convênio com diversas entidades muito importantes para o desenvolvimento de nossa cidade como a Aprosmi, por exemplo, que tem 260 famílias associadas e foi beneficiada recentemente com a cessão de terrenos que a valores de hoje dão mais de R$ 1 milhão para viabilizar a construção de um importante Centro de Distribuição dos Produtos Orgânicos. Será mais um cartão postal para a nossa cidade e representa um incentivo para o desenvolvimento da agricultura orgânica em São Miguel do Iguaçu.

 

Falando em cartão postal, o prédio da nossa prefeitura vai ser finalmente restaurado. O que hoje é um prédio escorado e com rachaduras já no ano que vem será devolvido à população de São Miguel do Iguaçu totalmente reformado e modernizado e novamente também será um cartão postal para orgulho de todo são-miguelense.

 

Eu sempre digo que estamos preparando esta cidade para o futuro e o estamos fazendo! No ano que vem muitas obras importantes estarão acontecendo, por isso 2016 será um ano muito importante para São Miguel Do Iguaçu.

 

Quero agradecer de coração a todos os nossos servidores, secretários, colaboradores, fornecedores. A todas as pessoas de bem que se importam com São Miguel Do Iguaçu e parabenizar a cada um que ajudou a construir uma CIDADE MELHOR neste 2015 que se encerra.

Quero deixar uma mensagem principalmente de esperança e de união por São Miguel Do Iguaçu. Temos que sempre pensar no coletivo, no interesse da maioria e colaborar – dessa forma todos ganham e a nossa CIDADE CRESCE.

 

Nesse espírito, quero desejar a cada família são-miguelense um Feliz Ano Novo e que em 2016 os projetos e os sonhos de cada um virem conquistas, através de trabalho e  persistência! Que Deus abençoe grandemente o povo de São Miguel Do Iguaçu e que haja muita prosperidade! Um grande abraço a todos… Até 2016!

 

 

Claudiomiro da Costa Dutra, prefeito


Compartilhe

Google+