Em sua passagem pela região a esposa do governador Beto Richa, Fernanda Richa, também secretária da Família e Desenvolvimento Social, visitou São Miguel do Iguaçu onde foi recebida pelo prefeito Armando Polita, o vice prefeito Volnei Adamante, a secretária de Assistência Social, Nailor Teresa Polita e a equipe do governo municipal.

 

Ela esteve na região para o lançamento da cartilha “Solte sua Voz. Saiba seus Diretos”, que faz parte da campanha de proteção às crianças e adolescentes cujo dia nacional transcorre em 18 de maio.

 

Em um encontro reservado no gabinete do prefeito, Fernanda Richa ouviu um breve relato, feito pela secretária de Assistência Social, Nailor Polita, sobre os projetos que o município desenvolve na área social. Também recebeu um importante pedido do governo: para que seja uma facilitadora junto ao governo do estado na condução do projeto de construção do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social da cidade.

 

Durante sua passagem por São Miguel do Iguaçu, Fernanda Richa almoçou na sede do Centro Integrado de Trabalho Educação e Lazer – CITEL – Senhor Emylio Glori Guerreiro, inaugurado em 2000 e que atende, na forma de contra turno social aproximadamente 300 crianças,  em vulnerabilidade social, com idades entre 6 e 12 anos. Foi no mesmo local que ela almoçou na companhia das crianças e das autoridades do município.

 

Recebeu mimos como a Árvore da Vida dos índios avá guaranis, oferecida pela Senhora Nailor Polita e toalhas confeccionadas na oficina de artesanato do CITEL, além de ser homenageada pelo Grupo de Canto Vozes de Mães que interpretou músicas do folclore brasileiro.

 

Para Fernanda Richa, “o CITEL é uma obra maravilhosa que devemos copiar e desenvolver em outros municípios. Projetos que dão certo devem ser copiados. Fico muito feliz em conhecer um trabalho social como este”, evidenciou.

 

O CITEL

O Centro Integrado de Trabalho Educação e Lazer – CITEL foi inaugurado em 2.000, durante o segundo mandato de Armando Polita. Hoje é referência em contra turno social da região oeste do estado.

 

Sua estrutura é administrada pela empresa W.E. Serviços Administrativos Ltda. e oferece atendimento às crianças com idade entre 6 e 12 anos. São 300 crianças oriundas das famílias onde as mães trabalham fora do lar.

 

Estão envolvidas no trabalho 40 pessoas, sendo profissionais de diversas áreas que atuam diariamente.

O método adotado para o trabalho é na forma 10 oficinas. São elas: Atendimento Odontológico, Artesanato, Informática, Cidadania, Meio Ambiente, Recreação, Horta Comunitária, Brinquedos e Dança e Teatro.


Compartilhe

Google+