Pelo quarto ano consecutivo a Festa do Peixe de Água Doce de São Miguel do Iguaçu foi realizada com sucesso, reunindo no Centro de Eventos da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo um público estimado em mil pessoas.

 

O evento, realizado sempre no Domingo de Ramos, é uma iniciativa do Projeto DRS – Piscicultura do Banco do Brasil e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Itaipu Binacional, ACISMI, IAP e SEAB/EMATER.

 

O Projeto DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável), com enfoque para a piscicultura já promoveu significativo avanço do segmento no município que apresenta grande potencial para exploração da piscicultura. A destinação, pelo Ministério da Pesca, de uma caminhão/feira para comercialização do pescado e a criação de uma cooperativa, capaz de congregar pescadores e criadores de peixes estão entre as suas iniciativas.

 

Autoridades municipais como o prefeito Armando Polita e esposa Nailor, o vice-prefeito Volnei Adamante, coordenador do Projeto D.R.S. Clóvis Ribeiro Filho, vereadores, secretários do governo, membros do DRS e lideranças do estado como os deputados Elton Welter (Estadual) e Assis do Couto (Federal), ambos do Partido dos Trabalhadores acompanhados pelo Superintendente do Ministério da Pesca no Paraná, José Vigineski (Zeca) estavam presentes.

 

Fonte de Proteínas

A carne do peixe se constitui numa fonte considerável de proteínas. Diante desse quadro que o Projeto vem sustentando a campanha pelo aumento do consumo de peixe pela população. José Vigineski, superintendente estadual do Ministério da Pesca é um dos maiores entusiastas da proposta.  “essa festa é muito importante para o desenvolvimento do pescado na região que inclusive é dotada de um frigorífico para abate de peixes no município” afirmou.

 

Os deputados Elton Welter e Assis do Couto foram unânimes em afirmar que a promoção é o resultado da união de esforços entre o poder público e a comunidade organizada. Os dois parlamentares viabilizaram um caminhão equipado para a venda de pescado nos municípios da região.

 

O prefeito Armando Polita evidenciou o esforço dos organizadores da Festa. “o governo municipal e a nossa equipe apóiam iniciativas como estas. Com o apoio dessa equipe poderemos promover mais qualidade de vida para a população diversificando a cadeia alimentar com a carne de peixe”, afirmou.

 

Homenagem

O coordenador do Projeto DRS, Clóvis Ribeiro Filho foi quem “roubou” a cena diante das cerca de mil pessoas presentes. Funcionário do Banco do Brasil durante 30 anos ele recebeu a confirmação da sua aposentadoria e foi homenageado pela mãe, senhora Ana Tereza Ribeiro (em nome da família), pelos colegas da AABB e gestores do DRS. Ele recebeu uma placa com dizeres que enaltecem suas qualidades como filho e irmão conciliador, como funcionário comprometido e como pai e marido amoroso.

 

Durante o almoço servido pelos membros do Rotary e Lions Clube, os presentes ouviram uma seleção musical do músico Julien Freitas e Banda. Logo em seguida foi realizado um festival de prêmios ofertados pelo comércio, indústria e prestadores de serviços da cidade.


Compartilhe

Google+