Os gestores municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3 (BP3) participaram do I Encontro de Formação do ano nos dias 05 e 06 de março, no Centro de Treinamento da Lar, em Medianeira. O município de São Miguel do Iguaçu foi representado pelas gestoras ambientais, Geni Polga, recém integrada, e Leonice Lenz, que também é facilitadora da Sala Verde do município e coordenadora municipal do Coletivo Educador – FEA.

 

Durante o encontro, que teve como facilitador o professor Tede Willian Gomes Camacho, os participantes retomaram o Planejamento Participativo do Programa de Educação Ambiental da BP3, da qual fazem parte 29 municípios lindeiros ao lago de Itaipu. A formação trabalhou várias questões relacionadas ao fortalecimento da equipe e o papel dos gestores, especialmente porque 70% do grupo foi renovado com novos integrantes.

 

Segundo Leonice Lenz, o encontro serviu para o alinhamento do cronograma de atividades pontuais, coletivas e internas de cada município, planejadas para este ano. “Foi um importante momento de convivência e troca de experiências entre os municípios, reforçando o papel dos integrantes na gestão do grupo”, explicou.

 

Em São Miguel do Iguaçu, conforme Leonice, as atividades do Programa nas escolas terão sequência esse ano com maior número de projetos e cursos. Também está prevista a expansão do trabalho de educação ambiental com novas parcerias e maior número de participantes, com cursos para professores, alunos e envolvimento da comunidade.

 

No próximo dia 09 de abril será realizado em São Miguel do Iguaçu o I Encontro de Formação do Coletivo Educador do núcleo Foz do Iguaçu.

 

Programa – O FEA (Programa de Formação de Educadores Ambientais) é um dos programas do Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional. Orientado pelas diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental, tem como cenário a região da Bacia do Paraná 3, os municípios lindeiros ao reservatório de Itaipu, abrangendo o oeste do Paraná e um município do estado de Mato Grosso do Sul.

 

O Programa FEA se volta para a busca da sustentabilidade física, econômica, social, ambiental, cultural, política e institucional da região, e se orienta pelo conceito de Educação Ambiental, entendida como aprendizagem transformadora por meio da ação socioambiental.

 

 

Assessoria de Comunicação


Compartilhe

Google+