O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu recebeu na manhã desta sexta-feira (28) materiais doados pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), por meio da Coordenação Estadual de Defesa Civil. Os itens serão destinados às famílias afetadas pelas últimas enchentes que atingiram o município.
O prefeito Claudio Dutra, juntamente com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços e também coordenador municipal de Defesa Civil, Luiz Antonio Klajn, a secretária de Assistência Social, Serli dos Reis Dutra, a diretora de Indústria e Comércio, Leila Viana, e demais servidores municipais ajudaram a descarregar os materiais que lotaram dois caminhões e uma van.
Foram recebidos 75 colchões de solteiro, 30 colchões de casal, 150 kits cozinha (chaleira, talher, travessa, copo, jarra, pratos, panela de pressão, escorredor de louças) e 150 kits cama, mesa e banho (jogos de lençóis e toalhas).
O chefe do Escritório Regional da SEDS, Cesário Ferreira Filho, acompanhou a entrega dos materiais e lembrou que até o momento 12 municípios estão em situação de emergência no Estado. “Esses kits são mais completos do que os que vinham anteriormente, porque as famílias precisam ter onde dormir e em que comer, enfim, ter as necessidades básicas atendidas. O Governo do Estado não irá faltar com o apoio às prefeituras para que façam chegar a ajuda aos necessitados nessas emergências”, disse Cesário.
Durante todo o dia, famílias cadastradas vieram a Prefeitura retirar seu kit de materiais. Para o prefeito, esse auxílio representa o bom relacionamento com o Governo do Estado. “A nossa equipe prontamente fez o projeto para o recebimento desses materiais e fomos rapidamente atendidos pelo governo estadual, por meio da Defesa Civil. É muito importante para a população contar com o apoio do Governo do Estado, porque precisamos destas parcerias para trazer melhorais à nossa comunidade”, ressaltou Dutra.
Trabalho conjunto – Segundo Luiz Antonio Klajn, a doação desses materiais é fruto do trabalho da Defesa Civil do município em conjunto com a Administração Municipal para minimizar o sofrimento das famílias que tiveram perdas com as enchentes. Ele explicou que, para conseguir a doação, o município teve de obter do Governo do Paraná o reconhecimento de situação de emergência, por meio do preenchimento de documentos e comprovação dos estragos. “Num primeiro momento, mobilizamos todas as secretarias para o atendimento imediato às famílias. Posteriormente, organizamos a lista de contatos centralizando-a nos Bombeiros para que, em caso de emergência, as pessoas saibam como proceder e para quem ligar. Também adquirimos materiais que são utilizados nos trabalhos de resgate. E ainda, com o apoio da Defesa Civil Estadual, conseguimos o reconhecimento do estado de emergência, obtendo dessa forma materiais do Estado e também recurso do Governo Federal”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil.
Obras emergenciais, como a recuperação de estradas e pontes, além do pedido de licença ambiental para desassoreamento de rios, já estão em andamento para a melhoria das condições de vida das pessoas que moram em áreas de risco. Klajn ressaltou que, mesmo com o volume de chuva dos últimos dias, não houve registro de enchente nos bairros de risco, graças ao trabalho de limpeza de manilhas, efetuado pela Secretaria de Obras.
O comandante do Bombeiro Comunitário, Tenente Claudio Ferreira da Silva, e equipe da Defesa Civil também auxiliaram no recebimento dos materiais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Compartilhe
Facebook Google+ Twitter