A ambulância do tipo semi-UTI que estava “encostada”, por problemas diversos, desde mecânicos até de funilaria, está voltando às atividades para as quais foi destinada: atender acidentados e demais emergências junto com a Coordenadoria da Defesa Civil de São Miguel do Iguaçu.

O Coronel Marcos Antônio Jahnke, comandante do 9° Grupamento dos Bombeiros Independentes, sediado em Foz do Iguaçu, foi recebido na manhã de sexta-feira, 23, pelo prefeito Armando Polita que lhe repassou as chaves de uma ambulância destinada às atividades do Grupo de Bombeiros Comunitários que atua da cidade.

O ato de entrega foi prestigiado por autoridades municipais como o vice-prefeito Volnei Adamante, a secretária de saúde, Inês Iora Stock, o secretário de administração Rosari Luis Bedin, os vereadores Antônio Dilmar Tonis Mafalda e Agenor Dorigon, o Sargento Valdevino dos Santos e os bombeiros comunitários que prestam serviço em São Miguel do Iguaçu.

Doado pelo Estado ao Município em setembro de 2009, o veículo recebeu investimentos num total aproximado de R$ 27.000,00 sendo que a ambulância passou por completo serviço de revisão e reforma feito na concessionária autorizada da fábrica.

O município dispunha de três ambulâncias para transporte de pacientes aos centros de referência em saúde pública. O veículo entregue ficará a disposição da Unidade de Bombeiros Comunitários para atendimento à acidentados e quando necessário no serviço de apoio à Secretaria Municipal de Saúde.

Uma outra unidade de ambulância, do SAMU, aguarda regulamentação do Ministério da Saúde que ainda não finalizou o processo de implantação das Centrais de Distribuição dos Serviços, nos municípios brasileiros.