O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná realizaram na tarde desta quarta-feira, 01, no hall de entrada do Paço Municipal, a assinatura da parceria que trouxe a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher para o município, visando oferecer exames preventivos gratuitos para as munícipes.

Durante todo o mês serão realizadas ações de rastreamento de câncer de mama, por meio da mamografia de alta resolução, e de câncer do colo do útero, por meio de exame citopatológico (Papanicolaou). Também serão feitas oficinas lúdicas, palestras em escolas e capacitação de multiplicadores.

O caminhão ficará em frente à prefeitura até o dia 29 de junho. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher consiste em consultório para realização de exames citopatológicos, sala equipada com mamógrafo digital e banheiro.

Para realizar o atendimento à população, o Sesc contará com uma equipe multiprofissional formada por 02 técnicas de radiologia, 01 enfermeira, 01 técnica em atividade e 01 auxiliar administrativo atuando in loco, além de todo apoio da equipe da secretaria municipal de Saúde.

O diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, informou que haverá ainda uma equipe de apoio da administração regional, composta por técnico de manutenção, analista, assistente administrativo e médica responsável técnica. “O Sesc, entidade com 74 anos de existência, sempre atuando em prol do comércio, configura-se hoje como a maior rede privada de assistência à saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero do Brasil”.

Para a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz, um momento especial para o município que vem auxiliar no atendimento preventivo. “Serão mais de 900 exames gratuitos nesse período que vão agilizar os atendimentos”.

O prefeito Boaventura Motta, agradeceu a parceria do Sesc e destacou que a prevenção é fundamental na saúde de um município. “Temos uma equipe comprometida com a saúde da nossa população”.

O caminhão foi estacionado em frente ao Paço Municipal atendendo a um pedido do próprio Sesc, já que o caminhão tem que estar instalado em um local com fácil acesso a rede elétrica de alta tensão e internet, para o pleno funcionamento dos equipamentos que fazem os exames, e conectado a rede de esgoto, pois está equipado com banheiro e espaço de higienização.

Devido à previsão e concretização da chuva para esses primeiros dias do mês, foi instalada uma tenda junto ao caminhão que está realizando os exames, interrompendo o trânsito na Rua Vânio Ghellere.

A previsão é de que a chuva pare no fim de semana, por isso, a tenda deverá ser desinstalada na próxima sexta-feira, 03.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+