O ano de 2023 está começando com muitas notícias positivas para a comunidade são-miguelense, com a efetivação de novos investimentos por parte do Governo Municipal, que está cada vez mais colocando São Miguel do Iguaçu em obras!

Na tarde desta sexta-feira, 13, foi assinada mais uma ordem de serviço autorizando o início de obra no município. Trata-se de mais uma etapa de investimentos no Parque Industrial, que vai executar a infraestrutura para ampliar a área útil do Parque e oferecer novos espaços para empresas exercerem as suas atividades.

Esta etapa prevê obras de drenagem, pavimentação poliédrica e sinalização em trechos das Ruas Ernesto Zanoni e Victorino Angeli (antiga Rua Projetada C), além da efetivação da Rua Agripino Domingos Marcelino.

O investimento será de R$ 705.352,51 (setecentos e cinco mil trezentos e cinquenta e dois reais e cinquenta e um centavos), com recursos próprios do município e o prazo de execução é de 120 dias.

O prefeito Boaventura Motta, relatou que o município tem grandes empresas com potencial de gerar empregos e renda e o Governo Municipal tem trabalhado para fortalecê-las, para assim ter os retornos positivos para a comunidade. ‘Não precisamos trazer grandes indústrias, nós temos grandes indústrias em São Miguel. Faltava apoio para eles, para eles se animarem a trabalhar e dar empregos. Ficamos felizes em conseguir dar mais um passo rumo à recuperação de todo o Parque Industrial’, destacou.

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, reforçou a preocupação do Governo Municipal em incentivar as empresas já instaladas em São Miguel, para fortalecer cada vez mais quem já gera emprego e renda no município. ‘Sabemos da necessidade de fortalecer quem aqui já está trabalhando e movimentando nossa cidade. Essas obras do Parque Industrial e o programa São Miguel Juro Zero são exemplos de ações da nossa gestão que estão incentivando nossos empresários. Mas claro que as portas estão abertas para quem quiser vir se instalar em nossa cidade’, relatou.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira, essa obra vai ampliar em aproximadamente 35 mil m² de área útil, ampliando a possibilidade de atuação de empresas no Parque Industrial. ‘Esse investimento vai melhorar a questão da infraestrutura e logística da produção e atender uma demanda muito antiga. Faz quase 15 anos que as matrículas foram colocadas à disposição e até agora nenhuma outra gestão executou essa parte de infraestrutura que é tão importante. Em breve teremos mais lotes à disposição das empresas que queiram se instalar em nosso município’, disse.

O empresário Nelson Daghetti, que tem a empresa instalada na área a ser beneficiada desde 2017 e atualmente tem mais de 40 funcionários, esteve acompanhando a assinatura da ordem de serviço e comemorou a realização da obra. ‘Fomos beneficiados com o terreno, mas sem infraestrutura. Então a gente vem esses anos trabalhando e correndo atrás para ter um benefício e condições de trabalho e agora com esse mandato estamos recebendo e vamos ficar muito satisfeitos com essa obra’, agradeceu.

Segundo o secretário de Planejamento, Gunnar Henrique Guedes, será possível a abertura de 25 lotes, o que vai possibilitar novos investimentos no município. ‘Uma obra de aproximadamente 10 mil m² que vai possibilitar a utilização de áreas que não tinham condições de serem utilizadas, que poderão ser cedidos por meio de pregões ou chamamentos públicos, trazendo empregos e investimentos’, explicou.

PARQUE INDUSTRIAL

O Governo Municipal iniciou em 2022 um projeto histórico que vai atender uma demanda de décadas do setor, que é a pavimentação de todo o Parque Industrial.

Na primeira etapa, que já está concluída, foram investidos R$ 1.239.000,46 (um milhão duzentos e trinta e nove mil reais e quarenta e seis centavos), em obras de drenagem pluvial, além de recape e sinalização viária em uma área total de 11.317,96 m², contemplando as Ruas Vandelino Martinello, Antônio Amboni, Ernesto Zanoni e Reinaldo Minosso, localizadas na região central do Parque.

Do total investido, R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) são do Governo do Estado, por intermédio deputado Federal Sandro Alex e do deputado estadual Hussein Bakri, e R$ 639.000,46 (seiscentos e trinta e nove mil reais e quarenta e seis centavos) são de contrapartida do município.

A segunda etapa de pavimentação asfáltica já está com os projetos sendo finalizando e o processo licitatório será publicado na próxima semana. Esta etapa irá beneficiar a Rua Amadeu Gava e trechos das Ruas Ernesto Zanoni e Reinaldo Minosso, na ligação com a Rua Antônio Amboni que já foi asfaltada.

Na quarta e última etapa será a execução de pavimentação asfáltica nas Ruas José Bortolazzi, Luiz Bongiolo e transversais que fazem a ligação entre ambas e à Vandelino Martinello, concluindo a parte de infraestrutura do local.

Além disso, o Parque Industrial também será beneficiado pelo projeto de iluminação em LED que já está sendo executado no em todo o município.

A previsão é de que sejam investidos aproximadamente R$ 4 milhões somando as obras de infraestrutura no Parque Industrial.