O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, através da Vigilância em Saúde, vai apoiar o projeto “Dengue…na minha casa você não tem vez”, que será desenvolvido pela Associação de Senhoras dos Rotarianos (ASR) e a Cresol na Rede Municipal de Ensino.

O trabalho vai envolver alunos dos 3º e 4º anos das 13 escolas municipais e o objetivo é diminuir a incidência do mosquito transmissor da dengue mobilizando as famílias, através das crianças. O projeto vai iniciar em fevereiro do ano que vem.

A Presidente da ASR, Regina Malmann, e a Rotariana Darlene Kuhn informaram que através de uma equipe formada pela Vigilância Sanitária, ASR e membros da Cresol irão nas escolas apresentar o projeto e falar da necessidade da ação dele. “Será apresentado na sala de aula, falando como se deve combater o mosquito e o escorpião, ensinando as crianças para que elas possam chegar em casa e mobilizar a todos que convivem com ela e assim convocar os membros de sua família para que pelo menos uma vez ao mês juntos possam fazer a vistoria do lote, da casa, onde moram e assim eliminar os focos do mosquito”.

Regina destacou ainda que há um material bem ilustrativo, educativo, para desenvolver o projeto e que irá ensinar a todos como devem fazer em suas casas, para ficar livre dos focos criadores dos mosquitos. “Na escola juntamente com os professores poderão desenvolver diversas ações sobre o assunto, como redação, cartaz alusivo ao tema, pesquisas sobre o mosquito e como combatê-lo. O aluno que melhor desempenhar a redação e o outro que desenvolver o melhor cartaz terão suas fotos ilustradas no calendário que iremos fazer em 2023, sendo escolhidos 2 alunos de cada escola”. Ela agradeceu a parceria do governo municipal.

Os alunos que participarem do projeto devem mandar um pequeno vídeo do dia que estarão realizando a vistoria no lote e na casa, sendo uma vez ao mês, e enviar por WhatsApp para o professor e o mesmo enviará para o grupo que será criado.  Esses alunos estarão participando do sorteio de aparelhos celulares, que será realizado no final de 2022. Será premiado um aluno por escola municipal.

A gerente da Cresol, Joyce Wagner da Silva, disse que as crianças ensinarão seus pais e familiares como devem fazer para deixar suas casas livres do foco e juntos serão imbatíveis nesta luta. “Vai ser um trabalho espetacular de prevenção”.

Para a secretária de Educação, Eliete Maria Bortoluzzi, vai ser uma preciosa parceria que visa trazer qualidade de vida às pessoas de nossa comunidade. “Além de proporcionar uma mudança cultural que resultará em um futuro diferente para as nossas crianças. Lembrando que, o exemplo não é a melhor maneira, é a única maneira”.

Eliete agradeceu as diretoras das escolas que aceitaram desenvolver o projeto e a ASR e Cresol por solicitar o apoio do Governo Municipal.

A decisão em apoiar o projeto veio de um encontro na sala de reuniões da prefeitura entre a equipe da secretaria de Educação, diretoras das escolas municipais, ASR e Cresol.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Drive thru vai aplicar a 2ª dose da AstraZeneca/Fi... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai realizar nesta sexta-feira, 01 de outubro, drive thru para aplicação da 2ª dose da vacina...
População de 13 anos será vacinada contra Covid-19... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai realizar na próxima quarta-feira, dia 27 de outubro, a vacinação da população em geral de...
Governo Municipal e UNIGUAÇU fecham parceria que d... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, firmou uma parceria com a faculdade UNIGUAÇ...

Compartilhe

Google+