O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Saúde, firmou contrato com a Associação Recanto Parque Iguaçu, de Medianeira, visando o tratamento especializado de dependentes químicos/alcoolistas.

O tratamento é realizado através do regime de acolhimento, onde os dependentes ficam internados de 7 a 12 de meses, buscando a recuperação da dependência com tratamento terapêutico especializado, através de profissionais capacitados.

No município, os dependentes são atendidos inicialmente pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo que o internamento acontece apenas em última instância.

De acordo com o coordenador do CAPS, João Carlos Felisberto, o dependente tem todo um acompanhamento das equipes da Saúde, com psiquiatra, psicólogo, assistente social, entre outros, para tentar resolver os casos com o paciente convivendo no seu ambiente familiar. Caso não tenha solução, que o internamento é cogitado e a contratação é de extrema importância.

“Estamos conseguindo ter essa ‘carta na manga’ que é o Recanto, pois através dele conseguimos resolver muitos casos. Mas, como sabemos que o alcoolismo é uma doença preventiva e precisamos prevenir. Nós, como sociedade civil organizada, tem o que olhar para essa doença com muita seriedade. É muito triste ver um pai de família caindo por aí bêbado ou um filho usando drogas. A família precisa se conscientizar disso e buscar ajuda e o CAPS é um serviço especializado para tratar dessa patologia”, destacou.

Atualmente, a equipe do CAPS é formada por psiquiatra, psicóloga, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social, recepcionista e zeladora, além do coordenador, e trabalha também com atendimento psiquiátrico, sendo que no momento são 70 pacientes de alto risco sendo acompanhados pela unidade.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Governo Municipal adquire van 0 km para o transpor... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu adquiriu um veículo van 0 km que será utilizado no transporte de pacientes que fazem hemodiálise fora do ...
Idosos de 76 e 77 anos serão vacinados neste sábad... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai realizar a vacinação de idosos de 76 e 77 anos neste sábado, dia 20 de março, dando sequê...
Leilão de inservíveis supera expectativas e lotes ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na manhã desta terça-feira, 06, o leilão nº 001/2021, visando à destinação de veículos e maquiná...

Compartilhe

Google+