O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, reativou o Comitê Intersetorial para Controle da Dengue, que atua na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor também da chikungunya e da zika.

A primeira reunião foi realizada na manhã de quinta-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação do vice-prefeito Claudio Rodrigues, da secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, e do diretor da Vigilância em Saúde, Volnei Augusto Schoninger, além dos novos membros do comitê, que é formado por representantes de 33 entidades e setores do Poder Público de São Miguel do Iguaçu.

Neste primeiro encontro foi apresentada aos novos membros a finalidade do Comitê, que neste ano terá duas frentes de ação, sendo uma técnica, onde participam apenas membros da área da Saúde, e outra com a participação de todos os envolvidos, além de um histórico de casos de dengue no município.

Um segundo encontro deverá ser realizado já na próxima semana para discutir algumas ações diretas de ação junto à comunidade são-miguelense, tanto educativas e de conscientização quanto de mobilização e ação, pois historicamente nos últimos meses do ano os números de casos notificados e confirmados costumam crescer, por isso, um plano de trabalho preventivo precisa ser iniciado o quanto antes.

De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado no mês de agosto, o município está em estado de alerta para a dengue, pois o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 2,1%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Um novo LIRAa deverá ser realizado no mês de novembro.

No atual ano epidemiológico da dengue, iniciado em agosto de 2021, São Miguel do Iguaçu não registrou nenhum caso confirmado da doença. Até o momento foram notificados 18 casos suspeitos de dengue, sendo que destes, 17 foram descartados e 1 está em investigação.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Entrega da 4ª parcela do Auxílio Emergencial será ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Assistência Social, vai realizar a entrega da 4ª parcela do Auxílio Emergencial...
Governo Municipal programa diversas ações alusivas... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, está programando diversas ações para serem realizadas no mês de outubro...
Final de semana tem Campeonato Municipal de Futebo... Nesse final de semana os atletas que representam São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, vão ter pel...
Prefeito Motta recebe representantes da Igreja Ass... O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Boaventura Motta, recebeu na manhã de quinta-feira, 20, a visita de representantes da Igreja Evangélica Assemblei...

Compartilhe

Google+