O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Itaipu Binacional realizaram na tarde de quinta-feira, 30, a apresentação do Plano de Compromisso do convênio firmado entre ambos, que vai investir R$ 3,6 milhões na Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy nos próximos 3 anos.

A reunião foi realizada no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo e contou com a presença de autoridades municipais, representante da Itaipu e da comunidade.

Durante o encontro foi explicado como será realizado esse investimento, que vai atender várias demandas dos moradores que foram discutidas com a liderança da comunidade durante a formatação do convênio.

‘Nossa equipe, liderada pela secretaria de Planejamento, esteve bastante empenhada junto com a Itaipu, ouvindo as lideranças da comunidade para montar um convênio que atendesse todas as necessidades dos indígenas. Estamos muito felizes em dizer que os trabalhos já podem começar e que vão resolver muitos problemas desses moradores!’, explicou o prefeito Motta.

Estão previstos construção de um poço artesiano e substituição da rede de abastecimento de água; cascalhamento nas estradas; aquisição de móveis, equipamentos e eletrodomésticos para o Centro de Nutrição; aquisição de sementes, ferramentas, materiais, insumos e mudas frutíferas e florestais; preparação do solo; construção de cerca e manutenção de aves; manutenção de implementos e maquinários agrícolas; repasse de alimentos e fornecimento mensal de cestas básicas; aquisição de materiais para artesanato; consultoria para desenvolver um projeto de visitação; aquisição de um veículo pick-up; e contratação de quatro profissionais, sendo: um técnico agropecuário, um coordenador de artesanato, um auxiliar administrativo e um técnico ambiental.

O investimento total será de R$ 3.614.103,15 (três milhões seiscentos e quatorze mil cento e três reais e quinze centavos), sendo o maior valor de convênio já firmado com a Binacional em prol dessa comunidade.

O gerente da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional, Sérgio Angheben, destacou o trabalho conjunto que foi desenvolvido para atender as diversas demandas, em um convênio de valor expressivo. ‘É um convênio em um valor considerável que vai atender grande parte das necessidades da comunidade, tendo como ponto forte a infraestrutura. Também tem um projeto inovador, que é para o desenvolvimento do turismo, que visa contratar uma empresa que faça um projeto para desenvolver o turismo, para que eles recebem turistas durante todo o ano, não somente na semana cultural’, destacou.

O cacique Silvano Tupãvera Sentorian, relatou que esse convênio vai, além de atender as demandas apresentadas, também possibilitar que os indígenas produzam alimentos e fortaleçam o turismo, garantindo melhores condições de vida para todos os moradores. ‘Uma grande conquista para a comunidade. Discutimos bastante com o pessoal da Itaipu e da prefeitura e esse recurso com certeza vai trazer muitos benefícios’, comemorou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Idosos de 71 anos acima estão sendo vacinados em S... Desde as 08h30 deste sábado, 27, profissionais da secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu estão vacinando idosos com idade de 71 anos o...
Governo Municipal está com credenciamento aberto p... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Obras, está com credenciamento nº 15/2022 aberto, visando à contratação de mão...
Saúde marca datas para vacinação contra Covid-19 d... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu marcou as datas para vacinação da população em geral de 46 e 45 anos, para dar sequência ao P...
Governo Municipal finaliza recuperação de nascente... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, realizou na quarta-feira, 03, a tercei...

Compartilhe

Google+