O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, e a Itaipu Binacional realizaram na terça-feira, 25, duas oficinas de graffiti no município.

Pela manhã, a oficina foi realizada com os participantes do Projovem e alunos do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza que grafitaram no muro “um menino com seu cachorro”, buscando conscientizar a população quanto aos cuidados com os animais.

Á tarde, com os alunos do 1° ano da Escola Municipal Pequeno Príncipe, a atividade foi realizada na Biblioteca Pública Municipal. Em frente ao prédio eles grafitaram a imagem de um aluno lendo um livro, pois através da leitura e imaginação podemos descobrir vários mundos.

O trabalho compreendeu teoria e prática. Na teoria o monitor, Isaac Souza de Jesus, explicou o que é o graffiti e sua importância dentro da sociedade. “Foi uma primeira experiência para esses jovens sobre o tema. A ideia é mostrar como é possível utilizar os espaços públicos para realizar uma composição artística”.

A prática veio com os desenhos pintados pelos próprios estudantes nesses locais públicos.

A arte do graffiti é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos. A produção é materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano por meio de tinta em spray.

Para a professora da Escola Municipal Pequeno Príncipe, Ligiane Silveira, foi uma atividade diferente e os alunos ficaram super animados. “Percebemos nessa atividade o desenvolvimento da criatividade dos nossos estudantes”.

Essa oficina integra as atividades do convênio da Linha Ecológica da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Prefeitura Municipal.

A ação é coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, por meio das gestoras municipais de Educação Ambiental – GMEA.