O Governo Municipal de são Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Agricultura, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) finalizaram na terça-feira, 29, o convênio de assessoramento para a implementação da documentação visando conquistar o selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que permitirá a comercialização dos produtos em todo o estado.

O município possui hoje quatro agroindústrias que manifestaram interesse na implantação do selo. “Com a conquista do selo o empresário vai ampliar significativamente o seu mercado e o Sebrae veio orientar a equipe técnica da secretaria de Agricultura para implantar os procedimentos para tal”, disse o responsável pela Região Oeste do Sebrae, Emerson Di Domencio Durso.

O próximo passo é conscientizar as agroindústrias a cumprir suas exigências para implantação do selo. “Acompanhamento de análise de laboratório e planilhas de controle da produção são algumas exigências”, informa Durso.

No Paraná, dos 399 municípios, apenas 18 tem o Susaf implantado. “A equipe continuando com essa determinação, vamos ver São Miguel do Iguaçu entre os poucos municípios do estado a possuir esse selo”, destaca o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre. “São Miguel do Iguaçu tem um grande potencial para o desenvolvimento das agroindústrias e o Governo Municipal está trabalhando para buscar o fortalecimento desse setor”, completa.

O selo SUSAF é sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do estado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+