O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está realizando a 11ª Mostra de Teatro, no Centro Cultural Avelino Antônio Vieira.

Durante o evento o Grupo Municipal de Teatro Chaplin e os alunos da Oficina Municipal de Teatro estão apresentando espetáculos teatrais direcionados aos alunos das escolas do município e a toda comunidade.

As peças “O Sanduíche”, “Conflito em Sala de Aula”, “Planeta Azul” e “Mulheres” estão sendo apresentadas nos três períodos do dia, conforme cronograma elaborado com as escolas, com apoio da secretaria municipal de Educação.

Na abertura da Mostra na segunda-feira, 31, teve a presença de autoridades e lideranças locais. O presidente da Câmara de Vereadores, Raulique Farias, disse que o teatro teve uma participação importante na sua vida. “No teatro você pode ser o que quiser e isso é a mágica de uma peça teatral”. Raulique completou lembrando aos pais que incentivem seus filhos para participar de grupos teatrais. “A cultura faz parte da história do povo e São Miguel oferece gratuitamente aulas de teatro”.

A pedagoga Leoní Barbosa da Silva Schommer, do Colégio Dom Pedro II, citou que os alunos têm o teatro como complemento de sua formação. “Abordamos o teatro porque visa inserir a criança no mundo cultural, incentivando a criação e as diferentes formas de expressão”. Leoní completou dizendo que o teatro ‘proporciona o desenvolvimento da linguagem (oral e corporal) bem como a imaginação e a criatividade, sem contar que auxilia a desenvolver habilidade como a comunicação, desenvoltura e a perder o medo de falar em público’.

O estudante Renan Gulart, do 3º ano da Escola Municipal Osório, disse que gostou de ver a apresentação e chamou a atenção o desempenho dos artistas. “Falam e se apresentaram muito bem”. Renan disse que os alunos estão fazendo um teatro na sua escola e vai em breve apresentar a peça ‘Puft, o fantasminha’.

Segundo a diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, o objetivo do evento foi mostrar a importância do teatro e como ele pode mostrar à sociedade temas relevantes. “Está sendo a primeira mostra desse atual governo e significa que muito ainda vai acontecer na cultura do município”.

O aluno Pedro Henrique dos Santos Rodrigues, artista na peça ‘Planeta Azul’, interpretando Peter Pan, contou que o espetáculo foi incrível. “Estava muito nervoso porque foi a primeira vez que me apresentei para uma platéia, mas meu professor me ensinou técnicas de relaxamento e eu fiz e deu certo”.

O departamento de Cultura atende mais de 70 alunos com aulas de teatro toda a semana. “Estamos com alunos veteranos e vários outros novos o que demonstra a grande procura pelo teatro de São Miguel”, destacou o professor Álvaro Sampaio.

O evento segue até o dia 18 de novembro com o seguinte cronograma:

Obs.: Em todas as sessões durante o dia a comunidade em geral também poderá participar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL


Compartilhe

Google+