A inauguração do pavilhão de festas com 877 m², no último domingo, 29 de maio, foi motivo de festa para a Comunidade de Nova Brasília, distante 8 quilômetros da sede e com forte participação no agronegócio de São Miguel do Iguaçu.

O ato inaugural contou com as presenças de diversas autoridades. Destaques para o prefeito Armando Polita, acompanhado pela esposa e Secretária de Ação Social, Nailor Teresa Polita, o vice prefeito Volnei Adamante, o Deputado Federal Moacir Micheletto, autor da emenda parlamentar que viabilizou R$ 100.000,00, o Bispo Emérito da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Laurindo Guizardi, o Pároco da Paróquia de São Miguel, padre Antônio Bartolamei, os vereadores Antonio Dilmar Mafalda, Agenor Dorigon, Francisco Machado Mota (Chico do Sindicato), Nacleto Três e Sérgio Ghellere (Teda), e a diretoria da Associação dos Moradores representada pelos senhores Gilberto Bassani e Juvino Maculan, presidente e vice, respectivamente.

A inauguração integrou a programa oficial de festejos do município que neste ano completa o seu cinqüentenário. E, agora integra a comunidade de cerca de 60 propriedades divididos nas atividades de produção de frangos, leite, soja e milho que segundo o orador Juvino Maculan, são responsáveis pelo movimento financeiro anual de R$ 4.300.000,00 (quatro milhões e trezentos mil reais). Ele agradeceu a intervenção pessoal do Deputado Micheletto, do prefeito Armando Polita (em sua gestão anterior) e dos vereadores Agenor Dorigon e Dilmar Mafalda pelo apoio e disse esperar que as famílias de Nova Brasília. “Agora temos espaço suficiente para realização dos nossos eventos. Façamos bom uso deste local para sermos merecedores de futuros projetos”, finalizou.

O Bispo Emérito Dom Laurindo Guizardi parabenizou a união de esforços para a promoção da qualidade de vida das pessoas. O religioso foi quem conduziu à solenidade de bênção as instalações – “rogamos a Deus que as autoridades e a comunidade beneficiada mantenham o compromisso religioso e o social para seja alcançado o benefício de todos” – afirmou Dom Laurindo.

O Deputado federal Moacir Micheletto ao falar em nome do Ministro da Agricultura, Wagner Rossi salientou a importância da agricultura para o desenvolvimento do país. Também destacou a visão do governo municipal comandado pelo prefeito Armando Polita que prioriza obras para as famílias de pequenos agricultores como os de Nova Brasília. – “Parabenizo o prefeito Polita, o vice Volnei e toda a sua equipe pela iniciativa de trazer obras importantes também para o campo que produz comida para a cidade” – finalizou o parlamentar do PMDB.

O prefeito Armando Polita falou da sua alegria em viver mais um ato inaugural de obras no município. “Nós procuramos trabalhar cada vez mais para cumprirmos os compromissos assumidos durante a nossa campanha e este era um compromisso assumido com a Comunidade de Nova Brasília “- destacou o prefeito que foi muito cumprimentado pelas famílias durante o almoço que sucedeu a inauguração.

Histórico da Obra

O Pavilhão de Nova Brasília é uma obra de 877,54 m² de área e sua construção foi possível graças ao empenho pessoal do Deputado Federal Moacir Micheletto que através de emenda parlamentar conseguiu R$ 100.000,00 junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA. E sempre foi o sonho das lideranças da comunidade, mesmo decorridos 10 anos para a sua materialização.

Foram investidos R$ 121.350,62 na obra que tem como gestora a Caixa Econômica Federal e a contra partida do município.

A Construtora e Terraplanagem Portal executou o projeto através do contrato de número 243 referente a tomada de preços n° 010/2010 e teve como responsável o engenheiro Cleber Zochi.

A diretoria da Associação dos Moradores da Comunidade de Nova Brasília e Capela Caravággio fixou uma placa em bronze a qual identifica a obra e registra que ela foi inaugurada por ocasião dos festejos do cinqüentenário de São Miguel do Iguaçu.

A placa foi descerrada durante o ato inaugural pelas autoridades presentes, entre as quais toda a diretoria da entidade, o executivo municipal, vereadores e o Bispo Emérito de Foz do Iguaçu, acompanhado pelo Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo.