O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu iniciou os trâmites para realizar o atendimento especializado de todos os munícipes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e a Associação de Mães e Amigos dos Autistas (AMA).

Atualmente o atendimento está sendo oferecido para os alunos da Rede Municipal de Educação e, com a criação de um Centro Especializado, será expandido para autistas de todas as idades.

Já foi definido que os atendimentos serão realizados na Clínica de Fisioterapia, conforme demanda que será encaminhada pelas escolas do município, que já têm um levantamento prévio.

Inicialmente serão destinados um Terapeuta Ocupacional (TO) e um fonoaudiólogo, que estão sendo convocados do último concurso público e posteriormente também será destinado um psicólogo para complementar os atendimentos.

De acordo com a secretária de Educação, Solange Gamba Motta, o município tem aproximadamente 50 autistas e muitos já saíram da Rede Municipal e acabaram ficando sem esse atendimento público. ‘Desde o início da gestão estamos buscando atender todos os munícipes com o TEA e, agora, com esse concurso público e a parceria com a AMA, vamos conseguir atender a demanda’, destacou.

‘Estamos nos últimos ajustes estruturais na Clínica de Fisioterapia e de pessoal para muito em breve conseguirmos atender essa importante demanda do município’, explicou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Karatê de São Miguel conquista medalhas no Brasile... Os atletas que representam São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, foram novamente destaque no últim...
Boletim vacinação COVID-19 – 05/04/2021 GRUPOS PRIORITÁRIOSGrupos PrioritáriosPopulação Estimada1ª DOSE2ª DOSEPessoas de 60 anosou mais e trabalhadores, Institucionalizadas444644População I...
Após reunião regional, COE discute medidas restrit... O Comitê de Operações de Emergências (COE) de São Miguel do Iguaçu realizou na tarde desta terça-feira, 11, uma reunião emergencial para discutir med...
Saúde vai realizar horário especial de vacinação c... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai realizar nesta quinta-feira, 28 de abril, horário especial para vacinação da população em...

Compartilhe

Google+