O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Obras, deu início ao projeto de substituição de todas as lâmpadas da iluminação pública por lâmpadas de LED, para garantir assim mais eficiência, sustentabilidade e economia para o município.

A primeira região a ser beneficiada está sendo a do distrito Balneário Ipiranga, com a substituição das lâmpadas na PR-497, no trecho ao longo da comunidade, e de todo o Terminal Turístico Balneário Ipiranga. Até o momento já foram instaladas lâmpadas de LED em 113 dos 215 pontos de iluminação do distrito. ‘Assim que foi entregue a primeira remessa de materiais começamos a substituição das lâmpadas ainda na última semana de 2022’, explicou o secretário de Obras, Rodrigo Frigo.

No total foi realizada uma compra de R$ 1.897.720,70 (um milhão oitocentos e noventa e sete mil setecentos e vinte reais e setenta centavos) em materiais diversos que são necessários para a substituição pelo novo modelo de iluminação. ‘Conforme os materiais forem sendo entregues, vamos dar sequência à implantação do projeto de LED, começando pelos distritos e comunidades do interior’, explicou secretário.

Após finalizar o distrito Balneário Ipiranga, os trabalhos vão ser realizados no distrito da São Jorge e comunidade Vila Rural, seguindo posteriormente para o distrito de Santa Rosa do Ocoí e comunidades adjacentes, passando por Aurora do Iguaçu, Santa Rita, Paulistana, Cacic, Cotiporã, Guanabara, São Lourenço e São Vicente chegando, nesta primeira etapa, a 1.139 pontos no interior.

‘A tendência das administrações é iniciar pelo centro e o interior ficar esquecido. Nossa ideia foi mudar este paradigma. Além disso, iniciar pelas comunidades mais afastadas vai facilitar a manutenção e diminuir os custos com deslocamento porque depois do LED instalado e funcionando praticamente não há mais manutenção e ficaria só a parte central para possíveis manutenções’, explicou o responsável pelo setor da iluminação, pública, Fábio Junior Lange.

Ainda nesta primeira etapa, que já tem mão de obra contratada e deverá ser concluída até o próximo mês de maio, será realizada a troca de 2.500 pontos no perímetro urbano, onde há lâmpadas de vapor de sódio com maiores potências (250 w e 400 w). ‘Esses pontos na sede foram escolhidos para diminuir os custos com o custeio da iluminação pública. Na 2ª etapa serão substituídos os pontos restantes, concluindo assim 100% do município com tecnologia de iluminação em LED’, explicou Lange.

O prefeito Boaventura Motta, relatou que a expectativa é concluir todo o trabalho até o final de 2023, com a finalização da troca em 100% dos pontos, e que esse projeto visa modernizar o município e torna-lo cada vez mais sustentável. ‘Esperamos finalizar neste ano toda a substituição, deixando o município mais iluminado, bonito e seguro. Além disso, após a conclusão dos trabalhos, nossos munícipes também vão perceber gradativamente um valor menor valor na taxa de iluminação pública’, destacou.

Os valores que estão sendo investidos nesse projeto são provenientes da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), que é a taxa de iluminação pública paga pelos contribuintes do município.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Governo Municipal inicia transmissão ao vivo de pr... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu iniciou nesta segunda-feira, 15, a transmissão ao vivo de todos os processos licitatórios promovidos pela...
São Miguel do Iguaçu conquista medalha de prata na... O handebol de areia masculino de São Miguel do Iguaçu, que representa o município por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, foi me...
Governo Municipal e Itaipu celebram convênio de ma... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Itaipu Binacional firmaram um convênio no valor de R$ 3.614.100,00(três milhões, seiscentos e quatorz...
Larissa Sangaletti vai representar São Miguel do I... O município de São Miguel do Iguaçu será representado no concurso Miss Grand Paraná 2021! A estudante Larissa Sangaletti, 20 anos, vai representar a ...

Compartilhe

Google+