Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, Itaipu Binacional, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), estiveram reunidos com lideranças da Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy para discutir projetos e ações visando beneficiar os moradores da reserva indígena.

O vice-prefeito, Claudio Rodrigues, e o atual gestor do convênio entre o município e a Itaipu, Edson Bortoluzzi, estiveram presentes na reunião que foi realizada no Centro de Nutrição e Artesanato da Comunidade Indígena.

Incialmente os representes da Cohapar apresentaram para avaliação das lideranças indígenas um modelo de casas populares que é utilizado pela estatal em programas habitacionais do Governo do Estado, modelo este, de residências com 49 m², que foi aprovado pela comunidade.

Com a aprovação, será realizado um levantamento de quantas famílias da comunidade indígena necessitam de moradias, para na sequência ser estudado um projeto habitacional visando atender a demanda dos indígenas com aporte da Itaipu Binacional.

Na sequência, foi apresentado as lideranças o novo convênio de sustentabilidade da Aldeia Indígena Tekoha Ocoy, que está sendo formatado por meio de parceria do município com a Binacional.

O atual contrato tem validade até meados de janeiro de 2022 e o novo convênio já está sendo discutido há alguns meses. Exposta a proposta, os indígenas aprovaram também o que está sendo elaborado, ficando alinhado o novo convênio que terá vigência a partir de janeiro do próximo ano.

Entre as ações previstas estão: saneamento básico, com a instalação de um novo poço artesiano, pois parte da comunidade não está sendo atendida com água potável porque o poço artesiano existente no local não está conseguindo atender todas as famílias; aumento no número de cestas básicas que são repassadas mensalmente; promoção da agricultura familiar e apoio para a cooperativa de vendas dos produtos que a comunidade participa; cascalhento nas estradas internas da comunidade e a disponibilização de um técnico para atuar no contato direto entre os indígenas, a prefeitura e a Itaipu.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Governo Municipal entrega 44 matrículas do Reurb p... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou na noite de segunda-feira, 22, a entrega de 44 matrículas para famílias do Loteamento Cacic, no ...
Krindges se reúne com o Governo Municipal e anunci... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu recebeu na tarde de quinta-feira, 03, representantes da Krindges Industrial para alinhar parcerias com o ...
Governo Municipal abre Processo Seletivo para con... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 012/2021, visando à contratação de motori...

Compartilhe

Google+