Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, do comando regional da Polícia Militar e do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 18, no gabinete do prefeito Boaventura Motta para discutir ações de segurança para o município.

O encontro também faz parte de um giro de visitas de apresentação que o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Marcos Aparecido de Souza, está realizando nos municípios de abrangência do batalhão, já que tomou posse no cargo no último mês de julho. Na reunião ele esteve acompanhado pelo comandante da 3ª Companhia da PM de Medianeira, tenente André Felipe de Gois Santos, e pelo comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar do município, subtenente Valdinei Ramos.

De acordo com o tenente-coronel Marcos, o encontro teve o objetivo de estreitar a parceria da PM com o município, conhecer a estrutura municipal e discutir as demandas da cidade, visando buscar soluções. ‘Surgiram algumas ideias de trazer mais recursos aqui para São Miguel e que vai culminar com o objetivo final que é a segurança da comunidade do município’, destacou.

Entre as ações definidas está a realização de um giro de reuniões nas maiores comunidades e distritos do interior, buscando orientar os moradores e apresentar os membros e o trabalho do CONSEG. ‘Reuniões comunitárias para apresentar o conselho e orientar as comunidades que ficam um pouco mais isoladas do centro de São Miguel do Iguaçu de que segurança púbica se faz com participação de todos. Então vamos orientar como podem as pessoas podem auxiliar com a segurança, junto com ações que podem ser desenvolvidas’, explicou o comandante.

O presidente do CONSEG, Fábio Prestes, destacou a importância do encontro e que muitas ações serão desenvolvidas pelo conselho, principalmente depois dessa aproximação que será buscada junto aos munícipes, pois, segundo ele, será muito importante essa proximidade com a comunidade são-miguelense. ‘O conselho é o intermediário da população e das forças de segurança. Não é nada político, não é vinculado com a administração municipal, mas sim com Estado do Paraná, onde representamos a população em busca do atendimento das demandas do município’, explicou.

O prefeito Motta, relatou a preocupação do Governo Municipal com a área da segurança e o atual momento, com várias ocorrências sendo registradas, e relatou que os trabalhos estão sendo intensificados para buscar soluções para os munícipes. ‘Estamos muito preocupados com a segurança da população do nosso município e nesse trabalho, juntamente com o conselho e a Polícia Militar, vamos conseguir trazer avanços para nossa cidade. Nós vamos dar um retorno para a comunidade’, garantiu.