O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou no início da noite de quinta-feira, 17, a entrega das escrituras para 26 famílias da região da Ecovila. Uma espera que, para alguns moradores, levou mais de 07 anos, tendo em vista que o local era uma área pública ocupada. Essa regularização, com repasse das escrituras, é resultado da aplicação da Lei Federal 13.465/17 de Regularização Fundiária Urbana (REURB).

Esses moradores conviviam com a incerteza e o medo, tendo em vista que poderiam a qualquer momento serem despejados por estarem nesse local sem a documentação de posse das áreas. Foi um momento de alegria e realização de um sonho.

A primeira moradora a receber a escritura foi Ianca Bonfim Madeira e seu sentimento foi de muita alegria, felicidade e conquista. “Foram muitas promessas e hoje agradecemos a esse governo por ter concretizado nosso sonho”.

A representante dos moradores, Angélica Martins Barbosa, disse que é um sonho realizado após uma longa espera. “Resultado de muita luta e insistência de todos aqui e o documento é uma garantia que os moradores estavam precisando para fazer melhorias em suas casas”.

O secretário de Assuntos Comunitários, Alexandro Alcará, contou que com essa documentação os moradores podem realizar investimentos no local, inclusive com financiamentos. “São donos do seu espaço”.

Outras 35 famílias desse local serão realocadas, tendo em vista estarem em área de risco. “Criamos uma lei denominada ‘Casa Nova’, e por meio dela, esses moradores serão realocados para o Loteamento Esperança”, informou o secretário.

O próximo passo na Ecovila será a realização de obras de infraestrutura, como por exemplo, a colocação de pedras irregulares na rua e, com o auxílio da Sanepar, a implantação da rede de abastecimento de água. “Com a documentação em dia dos lotes vamos agora reestruturar a infraestrutura desse local, com calçamento, urbanismo e iluminação pública”, informou o secretário de Planejamento, Gunar Henrique Guedes.

Esse é o quinto processo de regularização concluído pelo Governo Municipal desde o início do ano de 2021. Ao todo foram entregues 137 matrículas para moradores do Loteamento Cacic, INCRA, bairro Santa Ana e da Linha Cotiporã. ‘Um trabalho muito importante que está dando dignidade para essas famílias e ajudando quem tanto precisa’, destacou o prefeito Motta.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Governo Municipal realiza fiscalização das obras e... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Planejamento, realizou na tarde de segunda-feira, 14, a fiscalização de obras q...
Governo Municipal regulariza moradias de famílias ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria municipal de Assuntos Comunitários, oficializou nesta semana a regularização de mo...
Governo Municipal se une aos lindeiros para debate... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu está unido com os demais municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu no debate sobre a nova concess...
Governo Municipal se reúne com moradores para expl... Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu estiveram reunidos com moradores do distrito de Santa Rosa do Ocoí na segunda-feira, 10, ...

Compartilhe

Google+