O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Agricultura, realizou mais de 14 mil metros lineares de curva de nível em um convênio com a Itaipu Binacional, atendendo 34 propriedades rurais do município.

O trabalho visa à conservação do solo e a contenção da água para evitar erosão dessas propriedades.

Na agricultura, as curvas de nível desempenham um importante papel. “Para as técnicas de plantio direto, a técnica é aplicada para que se compreenda a elevação do terreno. Assim, o agricultor aproveita melhor o terreno e obtém menos problemas naturais, como por exemplo, a erosão, pois a técnica aplicada facilita a infiltração da água da chuva e o escoamento”, conta o secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre.

Além disso, ajuda a controlar a velocidade das águas pluviais, o que ajuda a minimizar as perdas, principalmente da fertilidade do solo e a conservação das estradas.

O agricultor Ademar Utzig, do Assentamento Companheiro Antônio  Tavares, contou que esse trabalho oferecido pela prefeitura resolveu o problema de erosão nas terras. “Fui bem atendido pela prefeitura e pelos próximos 15 a 20 anos a terra está protegida”.

Para o agricultor Elói Chabatura, do distrito Santa Rosa do Ocoí, o trabalho que vai proteger a terra pelas próximas três décadas, ficou dentro do esperado e proporcionou a economia no custo do serviço. “Ficaria muito custoso se eu tivesse de pagar pelo serviço que ficou dentro do esperado. Fui muito bem atendido”.

O secretário Marcelo Alexandre lembrou que foi um pedido solicitado pelos agricultores ainda no ano passado e que não pode ser atendido antes porque o período de entressafra foi muito curto. “Esse ano, com ajuda do clima, conseguimos atender a todas as solicitações chegando a quase 15 mil metros lineares de curva de nível”.

Ele citou que esse trabalho se fez necessário tendo em vista que houve propriedades que há trinta anos não recebiam esse trabalho de reforma de curva de nível. “Essas localidades foram nossas prioridades, tendo em vista que estavam degradadas e precisavam de atenção”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Secretário Nacional da Pesca destaca potencial da ... O potencial da região Oeste do Paraná para a produção de peixes, principalmente tilápia, foi destacado nesta sexta-feira, 13, pelo secretário Naciona...
CRAS tem novo número de telefone para contato O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Assistência Social, comunica que o Centro de Referência de Assistência Social ...
Esporte vai realizar peneira de futsal sub-17 no s... O departamento de Esportes, da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer de São Miguel do Iguaçu, vai realizar no dia sábado, 05, uma peneira ...
Governo Municipal abre inscrições do PSS para cont... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu abriu Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 004/2022, visando à contratação de Auxiliar de Saúde Bucal,...

Compartilhe

Google+