O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, recebeu da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu na manhã desta terça-feira, 06, a entrega da Licença Sanitária do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, que atesta que a unidade atende os requisitos indispensáveis para o bom funcionamento e atendimento conforme as normas sanitárias de higiene.

A entrega aconteceu no gabinete do prefeito Boaventura Motta, e contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, representantes da 9ª Regional de Saúde, da equipe da secretaria municipal de Saúde e imprensa local.

De acordo com secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, a equipe da secretaria esteve trabalhando em cima da documentação e ajustes da unidade desde o último mês de fevereiro e a entrega da Licença Sanitária é uma grande vitória, que vai dar tranquilidade para o desenvolvimento dos trabalhos. ‘Realmente essa é uma grande conquista, mérito de toda a equipe. Agradecemos a todos os envolvidos pela dedicação. Agora, com esse documento, vamos conseguir melhorar ainda mais o atendimento em nosso Hospital e Maternidade Municipal’, destacou.

O diretor clínico do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, Dr. Pedro Araújo de Matias, lembrou que ‘por falta desse documento estivemos limitados a realizar alguns serviços, mas agora, poderemos aumentar ainda mais a gama de serviços oferecidos, garantindo mais saúde para a comunidade são-miguelense’, pontuou.

Segundo o chefe de seção de Vigilância Sanitária da 9ª Regional de Foz, Juliano Pedroso, foram vistoriados mais de 560 itens, que atenderam as exigências. ‘Essa licença só é emitida após a aprovação de todos esses itens e São Miguel do Iguaçu está de parabéns pela dedicação e grande trabalho para conseguir essa conquista’, destacou.

Por meio da Licença Sanitária, a Vigilância atesta que o estabelecimento está funcionando de acordo com as normas de higiene e saúde, onde se faz exigência de vários documentos e protocolos que são colocados em prática. Deve contemplar todos os procedimentos e todas as áreas do empreendimento, incluindo aspectos de higiene e saúde dos manipuladores, assim como a capacitação dos mesmos, manutenção dos equipamentos, controle de vetores e pragas urbanas, procedência e destino dos resíduos do processo e o controle e garantia da produção.

Dentre esses documentos padrões é indispensável para emitir o alvará sanitário para o estabelecimento a presença do ‘Manual de Boas Práticas’ e POP’s (Procedimentos Operacionais Padronizados). Diante disso é importante que se manha os POP’s sempre atualizados, passando por revisões periódicas a fim de detectar possíveis falhas no próprio procedimento ou em equipamentos, além de melhorar o desempenho da realização da atividade.