O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Obras, intensificou o trabalho de limpeza das bocas de lobo do município e nesta semana recebeu um importante apoio da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, que está realizando a limpeza das galerias pluviais.

Durante os trabalhos preventivos e corretivos realizados nas bocas de lobo pela secretaria, foram constatados alguns pontos em que, além do bueiro estar cheio de terra, areia e/ou lixo, também havia materiais obstruindo a tubulação. Por conta disso, foi solicitado o apoio da Sanepar que, por meio da regional de Foz do Iguaçu, prontamente atendeu ao pedido do Governo Municipal e encaminhou o caminhão para realizar o serviço.

O caminhão é equipado com sistema de hidrojateamento de alta pressão e normalmente é utilizado na limpeza e desobstrução da rede de esgoto. Inclusive, aproveitando a vinda para São Miguel do Iguaçu, a Sanepar também realizou o trabalho preventivo em alguns pontos da rede de esgoto do município.

‘Agradecemos esse apoio da Sanepar que está sendo muito importante, pois tínhamos pelo menos 4 pontos muito críticos, em que a galeria estava entupida e causando muitos transtornos’, destacou o secretário de Obras, Rodrigo Frigo.

A limpeza das galerias foi realizada em aproximadamente 15 bocas de lobo localizadas na região da antiga Gaúcha, Centro, Sagrado Coração de Jesus e Santa Catarina.

O secretário relatou ainda que a situação das bocas de lobo está muito preocupante, pois muito lixo está sendo encontrado nesses locais e essa poluição prejudica e muito o escoamento da água, aumentando o risco de enchentes, entre outros problemas. ‘Precisamos da colaboração de todos os munícipes, pois a situação é muito grave’, alertou Frigo.

Inclusive, o Governo Municipal está realizando um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada para realizar a limpeza das galerias em outros pontos da cidade. ‘Estamos contratando um caminhão que trabalha não só com o hidrojateamento, mas que também faz a sucção de todos os materiais que estiverem dentro da tubulação’, explicou o secretário.

Além disso, está sendo preparado um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada para realizar um levantamento de toda a rede pluvial do município. ‘Com esse levantamento poderemos fazer a readequação correta de toda a galeria, pois sabemos que tem muitos pontos em que a tubulação instalada está subdimensionada, por ser mais antiga, e não acompanhou o crescimento da cidade e o consequente aumento das áreas não permeáveis, exigindo mais do escoamento pluvial’, relatou o secretário.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Vacinação de idosos de 88 e 89 anos está acontecen... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu continua nesta quinta-feira, 18, a vacinação de idosos de 88 e 89 anos contra o coronavírus. ...
Está em vigor nova Lei que regulamenta o funcionam... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu publicou no Diário Oficial Eletrônico do município e já está em vigor a Lei n°3.442/2021, que regulamenta...
1ª Copa Master Angelo Verona de futsal abriu a age... Os atletas que representam São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, movimentam a agenda esportiva do ...
São Miguel do Iguaçu registra grande procura na va... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu está realizando na manhã desta quarta-feira, 21, feriado nacional de Tiradentes, a aplicação ...

Compartilhe

Google+