O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, recebeu uma homenagem do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável pelo cumprimento das diretrizes estabelecidas pela legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, promovendo a Agricultura Familiar, a Educação Alimentar e a Segurança Alimentar e Nutricional.

A homenagem aconteceu durante o 3º Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e do 4º Workshop Internacional de Pesquisa e Resiliência Climática, no campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, que foi realizado entre os dias 23 e 26 de novembro.

A secretaria de Educação serve diariamente mais de 5,6mil refeições aos 3.310 alunos da Rede Municipal de Ensino e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Nessas refeições há alimentos da agricultura familiar como, por exemplo, leite, banana, fubá, iogurte, além de hortifruti como verduras, legumes e outras frutas.

Esse é um trabalho que vem de encontro ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Ele tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional”, informa a nutricionista da secretaria, Ana Paula Nascimento Cruz.

As crianças têm recebido com bom gosto a inclusão desses alimentos na merenda escolar. “A inclusão de produtos da agricultura familiar é muito importante e a aceitação das crianças foi maravilhosa com produtos de ótima qualidade e feito com muito carinho”, relata a cozinheira da Escola Municipal José Francisco de Oliveira, Vanessa Lopes da Silva Francisco.

Para a secretária Solange Gamba Motta, um dos objetivos da pasta é buscar a qualidade na educação em todos os sentidos. “A alimentação escolar é um dos pilares onde buscamos sempre atender cada vez melhor nossos alunos, pois sabemos da importância dela para a aprendizagem”.

O prefeito Boaventura Motta, disse que essa homenagem vem de encontro à seriedade com que é tratada a educação no município. “Parabéns a todos os envolvidos que buscam a qualidade de vida dos nossos alunos”.