O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu formou uma verdadeira força tarefa para combater a epidemia da dengue, decretada após o grande aumento no número de casos confirmados da doença.

Nesta semana, com apoio da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, iniciou a aplicação do fumacê em toda a cidade. São duas caminhonetes com o inseticida que estão passando em dois períodos, das 06h00 às 09h00 e das 16h00 às 21h00.

A orientação para os moradores é que, no momento em que o veículo estiver passando, abram as janelas, portas e box do banheiro para o inseticida entrar em todas as partes da residência. Proteger com plásticos ou tecidos alimentos dentro da casa, filtros de água, gaiolas de pássaros, aquários ou colméias e tirar as roupas do varal.

Pessoas com problemas alérgicos, respiratórios, em situação de saúde precária, crianças, idosos, gestantes e animais domésticos devem evitar ficar na frente de casa por pelo menos 30 minutos após a aplicação.

Os dois veículos que estão atuando no município farão esse trabalho por 15 dias, realizando a aplicação de cinco ciclos do Fumacê, ou seja, o inseticida passará cinco vezes na mesma localidade, com um intervalo de 03 a 05 dias, dependendo das condições climáticas.

‘Recebemos esse importante reforço do Governo do Estado, que são os carros fumacê, mas precisamos do apoio de toda a comunidade. O fumacê só elimina o mosquito adulto, por isso, é preciso que todos munícipes cuidem de seus ambientes e não deixem água parada, para evitar novos criadouros’, relatou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

O último boletim semanal da dengue apontou que o município está com 163 casos confirmados da doença, um aumento de 53 casos, se comparado ao boletim da semana anterior. O informativo apontou ainda que outros 109 casos estão em investigação.

Mutirão de Limpeza

Outra ação programada para o combate a epidemia de dengue em São Miguel é o mutirão de limpeza que vai começar na próxima segunda-feira, 02 de maio. Nesta primeira semana, os trabalhos estarão concentrados no centro da cidade, na área atendida pela ESF Central.

Durante o mutirão serão recolhidos diversos materiais como: entulhos (resíduos de construção, cerâmicas, vasos, entre outros); recicláveis (garrafas, lonas, PVC pneus, recipientes plásticos ou de vidro, tábuas e madeiras); eletrodomésticos (lavadoras, TV’s, geladeiras e aparelhos eletrônicos em geral), além de galhos e folhas.

A orientação é para que os moradores realizem uma limpeza geral em seus lotes e terrenos e coloquem os materiais que serão recolhidos em frente as suas residências, devidamente separados, em local de fácil acesso.

As folhas e galhos deverão estar ensacados, os móveis desmontados e os recicláveis e eletrônicos acondicionados em caixas ou sacos.

Após a limpeza, ficará estritamente proibido colocar novamente entulhos em cima do passeio público, caso contrário, o morador poderá ser multado, sem aviso prévio.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Mutirão de limpeza contra a dengue será realizado ... Os trabalhos do mutirão de limpeza contra dengue, que está sendo realizado pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das diversas secr...
São Miguel do Iguaçu passa de 160 casos confirmado... O boletim semanal da dengue, divulgado excepcionalmente nesta quarta-feira, 27, pela secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu aponta que...
Pacientes com suspeita de Covid-19 devem procurar ... A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu informa que a partir desta terça-feira, 01 de fevereiro, pacientes com sintomas de Covid-19 d...
Audiência Pública apresenta situação de vagas nos ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Educação, realizou na tarde de quarta-feira, 30, no plenário da Câmara de Muni...

Compartilhe

Google+