O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Agricultura, publicou no Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira, 27, o decreto nº 478/2021, que regulamenta o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA).

Com a publicação ficam instituídas normas que regulam, em todo o território de São Miguel do Iguaçu, o serviço de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, instituído pela Lei Municipal nº3.428/2021, garantindo a qualidade dos produtos que são produzidos e/ou comercializados no município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Alexandre, São Miguel do Iguaçu tem uma grande demanda de agroindústrias que estão necessitando do selo para poderem iniciar ou até mesmo expandir suas produções e agora, com regulamentação, terão condições de fomentar a economia. ‘O setor estava abandonado, esquecido. Essa reativação é uma forma de ampliar as possibilidades de comércio dE todos os produtos de origem animal, por isso, reativar o Serviço de Inspeção Municipal é uma grande vitória, uma grande conquista’, destacou.

Antes da reativação, a equipe da secretaria revisou a regulamentação e ajustou vários pontos para adequar a inspeção à realidade do município. ‘Esse processo foi todo revisado e melhorado para que os produtores possam voltar a produzir e ter o mercado livre dentro do município, podendo comercializar seus produtos em todos os estabelecimentos, pois tendo o selo, os produtos têm credibilidade e os consumidores segurança para comprar produtos de qualidade garantida’, destacou o secretário.

Após a regulamentação, a secretaria de Agricultura ajusta os últimos detalhes para iniciar os atendimentos aos produtores o quanto antes. Paralelamente já está preparando o projeto para buscar junto ao estado o selo SUSAF – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, visando conquistar a autorização para que os produtos produzidos em São Miguel do Iguaçu possam ser comercializados também em todo o Paraná.

A pasta também está desenvolvendo um estudo sobre a possibilidade de promover um convênio para controle sanitário do rebanho de todo o município, através de exames, além de outros apoios aos produtores, visando garantir 100% de qualidade nos produtos produzidos, com assistência técnica direta aos criadores. ‘Queremos não apenas fiscalizar, mas também dar todo o suporte para que as agroindústrias possam crescer e consequentemente gerar empregos, garantindo assim o crescimento do nosso município’, afirmou Marcelo Alexandre.  

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL

Notícias Relacionadas

Entrega do Auxílio Emergencial Municipal inicia ne... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Assistência Social, inicia nesta quarta-feira, dia 14 de julho, a entrega do au...
Governo Municipal adquire retroescavadeira para at... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu recebeu uma retroescavadeira 4x4 nova que foi adquirida para ser utilizada no atendimento das demandas do...
Aproveite as compras de fim de ano para concorrer ... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Assuntos Comunitários, informa que este é o último mês para participar da camp...
Educação suspende o início das aulas presenciais n... O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Educação, prorrogou por tempo indeterminado o início das aulas presenciais na r...

Compartilhe

Google+